Clique e assine a partir de 9,90/mês

CÂMBIO-Dólar cai com otimismo externo sobre dívida grega

Por Da Redação - 31 jan 2012, 09h54

SÃO PAULO, 31 Jan (Reuters) – O dólar operava com desvalorização na sessão desta terça-feira, diante do otimismo dos mercados internacionais sobre a proximidade de um acordo para reestruturar a dívida da Grécia.

Às 10h49 (horário de Brasília), a moeda norte-americana era negociada a 1,7369 real para venda, com queda de 0,71 por cento. Em relação a uma cesta de moedas, o dólar perdia 0,39 por cento. Na segunda-feira, a divisa registrou valorização de 0,62 por cento, cotada a 1,7494 real.

Para o economista-chefe da corretora Gradual Investimentos, Andre Perfeito, a alta registrada na sessão de segunda-feira deveu-se a um mau humor excessivo do mercado devido à falta de notícias positivas sobre as negociações na Grécia.

Nesta terça-feira, no entanto, o primeiro-ministro do país, Lucas Papademos, disse que os negociadores fizeram “progressos significativos” em conversas para chegar a uma solução sobre a reestruturação da dívida do governo grego, com o objetivo de ter um acordo definitivo até o final desta semana.

Continua após a publicidade

“Há um claro movimento de apreciação do real frente ao dólar. Com os mercados externos instáveis, a moeda brasileira é vista como um ativo interessante, causando essa fuga de liquidez para o real”, explicou Perfeito.

O euro valorizava-se frente ao dólar, registrando alta de 0,37 por cento, cotado a 1,3183 dólar. O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300avançava 0,90 por cento, para 1.039 pontos, enquanto os índices futuros do S&P registravam alta antes da abertura dos pregões em Nova York.(Por Natália Cacioli; Edição de Hélio Barboza)

Publicidade