Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos; texto segue para promulgação
Apenas quatro deputados foram contra o benefício tributário no primeiro turno de votação
A Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta a cobrança de IPVA — o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — para veículos fabricados há mais de 20 anos. O projeto já havia sido aprovado pelo Senado Federal, em 2024, e agora segue para promulgação do Congresso Nacional.
No primeiro turno de votação na Câmara, 412 deputados votaram a favor de zerar o IPVA para os veículos mais velhos. Apenas 4 parlamentares foram contrários. O placar do segundo e último turno de votação foi semelhante, com 397 votos a favor e apenas 3 contrários à proposta.
Os quatro deputados que se posicionaram contra a proposta no primeiro turno foram Tabata Amaral (PSB-SP), Duarte Jr. (PSB-MA), Ricardo Salles (Novo-SP) e Gilson Daniel (Podemos-ES). Na segunda votação, Duarte Jr. e Ricardo Salles retiraram a sua resistência, enquanto a deputada Lenir de Assis (PT-PR) aderiu à oposição ao projeto.
Aprovado por ambas as casas legislativas, o projeto vai unificar a isenção do IPVA para veículos com mais idade em todo o território nacional. Atualmente, cada estado tem sua própria regra sobre isenção do imposto para veículos antigos. A isenção aprovada pelo Congresso vale para veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e mistos. Ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques não estão inclusos no benefício tributário.
A luta de Chico Buarque para citação de Ratinho na Justiça
A reação de Virginia sobre críticas à aparência de Vini Jr.
Megalópole com 18 milhões de habitantes está à beira do colapso ambiental e pode ser evacuada
Lula cai, Tarcísio sobe: o que diz a nova pesquisa presidencial AtlasIntel
Aplaudido em evento no Planalto, Arthur Lira incomoda Motta e Alcolumbre







