Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Caixa reduz juros para financiamento imobiliário atrelado à poupança

Taxa vai a 3,95% ao ano, mais o rendimento da caderneta, para 2,95% ao ano, a partir de outubro; Linha tradicional, inflação e fixa seguem inalteradas

Por Larissa Quintino Atualizado em 16 set 2021, 19h02 - Publicado em 16 set 2021, 17h45

A Caixa Econômica Federal anunciou redução na taxa de juros do financiamento imobiliário na linha habitacional atrelada à caderneta de poupança. A linha, que conta hoje com taxa de 3,95% vai ser reduzida em 0,4 ponto percentual, para 2,95% ao ano. Os novos valores entram em vigor em outubro.

O corte no crédito imobiliário já tinha sido antecipado pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, nesta semana, durante o lançamento de um programa de subsídio de habitação para policiais. A redução, entretanto, fica restrita apenas a essa modalidade do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O banco manteve inalterados os juros cobrados na linha tradicional, indexada à TR (Taxa Referencial) e nas modalidades corrigidas pela inflação e com juros fixos. A linha que utiliza a poupança para os contratos imobiliários é a mais nova oferecida pela Caixa, lançada em março deste ano.

A redução dos juros vai na contramão do movimento dos bancos privados, que passaram a elevar as taxas com a subida da Selic, que neste ano avançou de 2% ao ano para 5,25%. Na modalidade poupança, o Bradesco cobra 2,99% ao ano mais a remuneração da poupança, já o Itaú adota a taxa de 3,49%. O Santander não oferece a linha. “Isto é uma consequência natural nesse primeiro movimento. Tinha espaço para reduzir. Com a Selic mais alta, o spread aumenta e temos esse espaço para reduzir”, explicou Guimarães durante o evento.

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar a decisão do novo patamar da Selic e a expectativa do mercado é que haja uma nova elevação, em 1 ponto percentual. Com a inflação elevada, a resposta da política monetária é a subida dos juros, que encarece o crédito. 

Continua após a publicidade

Resultados

Líder na participação no mercado imobiliário, a Caixa anunciou que chegou à marca de 300 bilhões de reais contratados na atual gestão. A carteira de crédito habitacional conta com volume de 534,6 bilhões de reais e cerca de 5,8 milhões de contratos.

De acordo com a Caixa, em agosto, o banco registrou 14,01 bilhões de reais em novos contratos, sendo 9,04 bilhões de reais com recursos SBPE, recorde mensal de contratação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.