LONDRES, 24 Mai (Reuters) – A varejista de produtos para bebês e maternidade Mothercare divulgou nesta quinta-feira plano para restaurar rentabilidade de seu negócio britânico nos próximos três anos e para manter expansão em mercados emergentes, incluindo o Brasil.
O presidente-executivo, Simon Calver, que assumiu a empresa no fim de abril e fez seu primeiro pronunciamento no cargo ao apresentar os resultados da companhia, reiterou meta da Mothercare de fechar algumas lojas até março de 2015, para enxugar o negócio no Reino Unido e torná-lo rentável.
“Vamos sair de 311 para 200 lojas e nos concentrar muito em reter nossas lojas rentáveis”, disse o executivo. “A base desse plano é sobre as coisas que podemos controlar.”
Vendas comparáveis no Reino Unido caíram 6,2 por cento em 2012, e o segmento britânico da empresa passou a ter prejuízo de quase 25 milhões de libras em 2012, ante lucro de 11 milhões de libras no ano anterior.
O fraco desempenho doméstico compensou a força internacional, onde vendas comparáveis cresceram 6,1 por cento, e a Mothercare disse planejar acelerar sua expansão internacional em mercados como Brasil, Arábia Saudita, China e Rússia.
A empresa tem lojas em 59 países, e Calver disse esperar que as vendas de varejo internacionais cresçam em 20 por cento por ano nos próximos três anos.
A companhia registrou um lucro antes de impostos de 1,6 milhão de libras nas 53 semanas encerradas no fim de março, em linha com as expectativas de mercado, comparado com 28,5 milhões de libras no ano passado.
(Por Yeganeh Torbati)
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