Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasileiro bebeu mais cerveja em 2021 mesmo sem Carnaval e festivais

Vendas da bebida chegaram a 14,3 bilhões de litros, um aumento de 7,7% em relação a 2020 e 13,2% em comparação com 2019

Por Larissa Quintino Atualizado em 9 fev 2022, 19h13 - Publicado em 9 fev 2022, 17h00

Apesar de grandes eventos como carnaval e festivais cancelados e uma lenta retomada do convívio social, o brasileiro bebeu mais cerveja em 2021. Isso é o que mostra um dado do Sindicerv, o sindicato das indústrias de cerveja. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Euromonitor a pedido da entidade, o consumo de cervejas subiu 7,7% no ano passado em relação a 2020, chegando a 14,3 bilhões de litros de cerveja em comparação com os 13,31 bilhões no ano anterior.

Se engana quem acredita que o crescimento ocorre devido a uma baixa base de comparação, devido ao choque da pandemia de Covid-19 em 2020. O consumo no ano também foi maior que em 2019, quando foram vendidos 12,63 bilhões de litros no país. O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas em volume do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. “O avanço ocorreu em mais um ano desafiador para a indústria, marcado por um cenário econômico de alta nos juros, queda do Produto Interno Bruto, mudança no hábito dos consumidores e incertezas do rumo da pandemia de COVID-19”, diz o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Tudo isso levou  a um crescimento expressivo no faturamento das empresas de bebidas, que chegou a 208 bilhões de reais em vendas de cerveja no varejo, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Segundo o Sindicerv, a alta no faturamento se deve à popularidade das cervejas premium. A entidade também destaca o crescimento da cerveja não alcoólica.A projeção do volume por litros foi de mais de 257 milhões, que corresponde ao crescimento de 30% nas vendas em comparação com 2020 (197,8 milhões/litro).

Queridinhas

De acordo com o levantamento, o tipo de ceveja mais popular continua sendo a lager, que representa 91% do volume total de vendas de cerveja no varejo.

Continua após a publicidade

Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país seguidas da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.