ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Brasileiro bebeu mais cerveja em 2021 mesmo sem Carnaval e festivais

Vendas da bebida chegaram a 14,3 bilhões de litros, um aumento de 7,7% em relação a 2020 e 13,2% em comparação com 2019

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 fev 2022, 19h13 - Publicado em 9 fev 2022, 17h00

Apesar de grandes eventos como carnaval e festivais cancelados e uma lenta retomada do convívio social, o brasileiro bebeu mais cerveja em 2021. Isso é o que mostra um dado do Sindicerv, o sindicato das indústrias de cerveja. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Euromonitor a pedido da entidade, o consumo de cervejas subiu 7,7% no ano passado em relação a 2020, chegando a 14,3 bilhões de litros de cerveja em comparação com os 13,31 bilhões no ano anterior.

Se engana quem acredita que o crescimento ocorre devido a uma baixa base de comparação, devido ao choque da pandemia de Covid-19 em 2020. O consumo no ano também foi maior que em 2019, quando foram vendidos 12,63 bilhões de litros no país. O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas em volume do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. “O avanço ocorreu em mais um ano desafiador para a indústria, marcado por um cenário econômico de alta nos juros, queda do Produto Interno Bruto, mudança no hábito dos consumidores e incertezas do rumo da pandemia de COVID-19”, diz o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Tudo isso levou  a um crescimento expressivo no faturamento das empresas de bebidas, que chegou a 208 bilhões de reais em vendas de cerveja no varejo, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Segundo o Sindicerv, a alta no faturamento se deve à popularidade das cervejas premium. A entidade também destaca o crescimento da cerveja não alcoólica.A projeção do volume por litros foi de mais de 257 milhões, que corresponde ao crescimento de 30% nas vendas em comparação com 2020 (197,8 milhões/litro).

Queridinhas

De acordo com o levantamento, o tipo de ceveja mais popular continua sendo a lager, que representa 91% do volume total de vendas de cerveja no varejo.

Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país seguidas da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.