Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil e EUA acertam maior cooperação técnica aeronáutica

Brasil e Estados Unidos firmaram nesta segunda-feira um memorando de entendimento para promover a cooperação técnica aeronáutica, um dos vários acordos assinados por Dilma Rousseff e o presidente americano, Barack Obama, em Washington.

O memorando de entendimento de associação abre um espaço de diálogo para “as prioridades do setor aéreo, incluindo cooperação técnica em infraestrutura, transporte e tecnologias para o manejo do tráfego aéreo”, destaca a Casa Branca.

O memorando foi firmado no departamento de Estado pelos chanceleres Antonio Patriota e Hillary Clinton, que também assinaram um acordo para promover o intercâmbio entre os governos estaduais dos dois países.

Os acordos foram firmados após uma reunião entre Dilma e Obama na Casa Branca dedicada à cooperação econômica e à agenda diplomática mundial.

A Embraer e a americana Boeing assinaram um acordo de cooperação para “melhorar a eficiência operacional, segurança e produtividade” das duas empresas, destacaram em um comunicado.

“Este importante acordo entre duas líderes aeronáuticas fornece oportunidades reais para reduzir os custos operacionais dos clientes e melhorar a eficiência da frota”, destacou o presidente da Boeing, Jim Albaugh.

As duas companhias compartilharão informação sobre aspectos técnicos dos aviões para melhorar sua segurança e eficiência, assim como o uso de biocombustíveis.

Brasil e Estados Unidos também firmaram acordos para garantir a segurança alimentar no Haiti e em Honduras, dois dos países mais pobres do continente, de cooperação em ciência e tecnologia; e sobre intercâmbio estudantil.

Os Estados Unidos também concordaram em reconhecer oficialmente a “cachaça” como bebida brasileira e o Brasil fez o mesmo com o “bourbon” americano.

Após visitar Washington, Dilma Rousseff seguirá nesta terça-feira para Boston, visando promover na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT) um programa para formar brasileiros no exterior.