Clique e assine com até 92% de desconto

Bovespa sobe com dado do mercado de trabalho dos EUA

Por Da Redação 22 dez 2011, 17h33

Por Roberta Vilas Boas

SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O principal índice da Bovespa encerrou o pregão desta quinta-feira em alta de mais de 1 por cento, influenciado por dados melhores do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores dos Estados Unidos, apesar do resultado abaixo do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano.

O Ibovespa subiu 1,23 por cento, a 57.347 pontos. O giro financeiro da sessão foi de 4,8 bilhões de reais.

“A bolsa subiu principalmente pelo dado de pedidos de seguro desemprego, com queda acima do esperado, o que ofuscou o PIB abaixo da expectativa”, explicou o analista Luiz Gustavo Pereira, da UM Investimentos.

Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caíram na semana passada em 4 mil, para uma taxa ajustada sazonalmente de 364 mil, o menor nível em mais de três anos e meio, sugerindo que a recuperação do mercado de trabalho está ganhando força.

Já o PIB do país cresceu a uma taxa anual de 1,8 por cento no terceiro trimestre, sendo que economistas esperavam um aumento de 2 por cento.

Continua após a publicidade

“Também teve o resultado da confiança do consumidor, mostrando uma apetite maior (dos norte-americanos) neste fim de ano”, lembrou o analista. A leitura final do índice de confiança do consumidor calculado pela Thomson Reuters/Universidade de Michigan subiu para 69,9, ante 64,1 em novembro, acima da mediana de 68,0 resultante das previsões de economistas consultados pela Reuters.

Entre as ações do Ibovespa, o destaque de alta ficou com a Vanguarda (antiga Brasil Ecodiesel), com ganhos de 6,45 por cento, a 0,33 real, recuperação uma pequena parte da perda de dezembro de mais de 40 por cento em dezembro.

Eletrobras teve alta de 2,7 por cento, a 18,23 reais de sua ação ordinária, enquanto a preferencial permaneceu estável a 26,88 reais.

A empresa perdeu a briga pela compra de uma fatia na Energias de Portugal (EDP) para a chinesa Three Gorges, que fez uma proposta de 2,7 bilhões de euros.

As blue chips tiveram comportamento positivo, com a preferencial da Vale valorizando 1,39 por cento, a 38,70 reais, e a da Petrobras subindo 1,05 por cento, a 22,15 reais.

Entre os destaques negativos, Rossi recuou 2,1 por cento, a 8,40 reais, com a maior queda do índice.

Continua após a publicidade
Publicidade