Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Mercados recuam após impasse na Grécia

LONDRES, 24 Jan (Reuters) – As bolsas de valores da Europa operavam em baixa nesta terça-feira, recuando após a máxima em quase seis meses alcançada na véspera, com preocupações sobre a possibilidade de um calote da Grécia após o novo impasse das negociações do país com os credores. Os resultados trimestrais da Siemens e da KPNtambém pesavam.

Às 7h39 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,76 por cento, aos 1.040 pontos, após o maior fechamento desde o início de agosto na segunda-feira.

Os ministros das Finanças da zona do euro rejeitaram uma oferta feita por credores privados para reestruturar a dívida da Grécia. Se uma resolução não for conseguida até março, quando Atenas precisa pagar 14,5 bilhões de euros em vencimentos de dívida, um calote desastroso pode acontecer.

“Os pagamentos de dívida da Grécia estão próximos e a situação precisa ser resolvida. Estamos preocupados com as financeiras que ainda precisam levantar capital”, disse Andrea Williams, que administra 2,1 bilhões de dólares em ativos na Royal London Asset Management.

A empresa holandesa de telecomunicações KPN perdia 8,3 por cento depois de cortar sua previsão de lucro para 2012. Enquanto isso, o conglomerado alemão Siemens – uma gigante da indústria manufatureira europeia – se desvalorizava em 3 por cento após divulgar resultados abaixo do esperado por analistas.

Em LONDRES, o índice Financial Times tinha baixa de 0,57 por cento, a 5.749 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,71 por cento, para 6.390 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 0,72 por cento, para 3.314 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,45 por cento, para 15.836 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedia 0,44 por cento, para 8.583 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 tinha queda de 0,01 por cento, para 5.466 pontos.

(Reportagem de Joanne Frearson)

REUTERS MP HBB