Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índices fecham em baixa em sessão instável

(Texto atualizado com mais detalhes)

Por Atul Prakash

LONDRES, 6 de dezembro (Reuters) – O principal índice das ações europeias caiu nesta terça-feira em uma sessão instável, com baixo volume de negociação, liderado pelos varejistas depois que a Metro apresentou uma projeção fraca.

Um alerta da Standard & Poor’s de que pode cortar os ratings de crédito soberano na zona do euro havia aumentado as preocupações dos investidores, embora o otimismo com a possibilidade de que os líders concordem com medidas mais fortes para conter a crise da dívida da região em uma reunião na sexta-feira ajudou a limitar as perdas.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em baixa de 0,36 por cento, para 989 pontos, depois de ter caído para uma mínima de 985 pontos mais cedo. O índice ganhou mais de 11 por cento desde que atingiu uma mínima de trës semanas no final de novembro, mas ainda registra declínio de 11,5 por cento neste ano.

A ação da Metro teve a maior baixa, de 13,9 por cento num volume pesado, enquanto o índice STOXX Europe 600 Retail Index caiu 2,1 por cento.

Os investidores testaram suas visões sobre a reunião de cúpula de 9 de dezembro, com o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel determinados a mudar regras para impor sanções obrigatórias aos países que ultrapassarem as metas de déficit.

“Se os líderes europeus vierem com algo concreto, nós poderíamos esperar um pouco de euforia, mas isso será sustentável apenas se puder ser implementado”, disse a administrador de fundos na Bedlam Asset Management, Felicity Smith, que administra 700 milhões de dólares.

“Entretanto, o risco de um desmonte confuso nos preços das ações continua, se eles não chegarem a um acordo. Os investidores devem focar as companhias que possam gerar crescimento de resultados, financiar a si mesmas e náo depender dos ciclos”.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,01 por cento, a 5.568 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,27 por cento, para 6.028 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 baixou 0,68 por cento, para 3.179 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib recuou 0,49 por cento, a 15.848 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou ganho de 0,08 por cento, para 8.712 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve queda de 1,31 por cento, para 5.609 pontos.

(Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644-7732)

REUTERS HBB PD