Clique e assine com 88% de desconto

Bolsa de Tóquio perde 0,1% com realização de lucros

Por Da Redação - 27 fev 2012, 06h33

Por Dow Jones

Tóquio, 27 – A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira queda nesta segunda-feira, após três pregões seguidos de ganhos. A pausa na tendência de enfraquecimento do iene provocou realização de lucros em grandes exportadores, como Fanuc e Tokyo Electron.

O Nikkei perdeu 13,45 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 9.633,93 pontos, após alta de 0,5% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações continuou sólido, com 2,5 bilhões de ações – foi o 20º pregão consecutivo acima dos 2 bilhões.

O índice abriu em alta, após o dólar subir para 81,66 ienes no início do dia – o maior valor em quase nove meses -, reforçando as perspectivas de ganhos para os exportadores japoneses. Mas o Nikkei perdeu vapor depois de superar a marca dos 9.700 pontos pela primeira vez em mais de seis meses, à medida que o dólar recuou e a realização de lucros empurrou o índice para trás.

Publicidade

Os investidores agem com cautela, já que o aumento dos preços do petróleo representa um risco para o sentimento do consumidor nos EUA, disseram estrategistas. “Um aumento excessivo dos preços do petróleo pode afetar negativamente os gastos dos consumidores”, disse Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Asset Management, ao lembrar que as tensões entre o Ocidente e o Irã não mostram sinais de abrandamento.

“O Dow Jones luta contra a marca dos 13 mil pontos”, acrescentou Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities. “Sem uma clara ruptura desse nível, as ações do Japão, por si só, não podem continuar crescendo.”

Publicidade