Clique e assine com 88% de desconto

Bolsa de Tóquio abre com entusiasmo impulsionado pelo resgate à Espanha

Por Da Redação - 10 jun 2012, 23h32

Tóquio, 11 jun (EFE).- A Bolsa de Tóquio abriu nesta segunda-feira com força e registra temporariamente alta de mais de 2%, depois que a Espanha aceitará receber a ajuda do Eurogrupo para a recapitalização de seu bancos.

O mercado japonês acolheu com entusiasmo a medida que, segundo os analistas, reduz a inquietação com a crise de dívida na Europa, o que permitiu ao seletivo Nikkei começar a semana com alta temporária de 171,03 pontos (2,02%), aos 8,630.56.

Por sua vez, o Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, sobe temporariamente 13,12 pontos (1,83%), para 730,86.

O sentimento do mercado, temeroso com a situação financeira espanhola, se animou depois que no sábado os ministros de Economia e Finanças da zona do euro anunciaram em comunicado que concederão à Espanha um empréstimo de até 100 bilhões de euros para sanear seus bancos.

Publicidade

Além disso, o Nikkei foi beneficiado pela desvalorização do iene, que caiu em relação ao dólar e ao euro, dando um respiro aos exportadores japoneses que nas últimas semanas foram duramente castigados pelo valor de sua moeda. EFE

Publicidade