BCE reduz taxa de juros em 0,25 ponto, segundo corte do ano
Abertura de mercado: O movimento é significativo porque indica que o BCE está mais convicto do que o Fed sobre o controle da inflação nos países ricos
Trata-se de uma espécie de abre-alas. Nesta quinta, o Banco Central Europeu anunciou o segundo corte em sua taxa básica de juros neste ano, dando continuidade ao ciclo de alívio monetário após a disparada recente da inflação. A taxa caiu 0,25 ponto, para 3,5% ao ano.
O movimento é significativo porque indica que o BCE está mais convicto do que o Fed sobre o controle da inflação nos países ricos. O primeiro corte na taxa de juros da zona do euro foi feito em junho, quando a taxa de depósito foi reduzida de 4% para 3,75%.
A tarefa por lá é relativamente mais fácil: a inflação no bloco recuou para 2,2% ao ano, muito perto da meta de 2%. E a atividade econômica dos principais países está desacelerando, o que justifica a queda de juros.
Na expectativa pela decisão desta quinta, as bolsas europeias sobem com força. O índice alemão Dax avança mais de 1%. Em Wall Street, os futuros das bolsas americanas voltam para o positivo, assim como o petróleo, que continua a se recuperar das mínimas recentes.
A agenda econômica é fraca nos EUA – o principal destaque é a divulgação do índice de preços ao consumidor, que tende a projetar a inflação para os meses seguintes. Como o Fed já está preparado para o primeiro corte de juros, o indicador deve ter pouco impacto.
Já o EWZ amanheceu estável, deixando o Ibovespa à mercê dos ventos internacionais. Aqui, o IBGE divulga a pesquisa mensal de varejo de agosto. O relatório do setor de serviços, divulgado ontem, mostrou que a atividade econômica brasileira segue a todo vapor.
Agenda do dia
9h: IBGE publica pesquisa mensal do varejo de julho
9h15: BCE anuncia decisão de política monetária
9h30: EUA divulgam Índice de Preços ao Produtor (PPI) de agosto
9h30: EUA publicam pedidos de auxílio-desemprego da semana até 7/9
9h45: Christine Lagarde concede entrevista sobre decisão de taxa de juros do BCE
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui