Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Avanço da reforma tributária e inflação nos EUA guiam Ibovespa

Abertura de mercado: regulamentação sinaliza que o futuro será melhor do que o passado na economia brasileira e nos resultados das empresas

Por Tássia Kastner
11 jul 2024, 08h13

Os futuros das bolsas americanas começam a manhã em queda, à espera da divulgação do CPI, a inflação oficial dos Estados Unidos. O dado deve ajudar a corroborar as apostas de queda de juros nos Estados Unidos, isso após Jerome Powell ter afirmado que os dados de emprego nos Estados Unidos estão mais fracos – o que é péssimo para quem busca um novo trabalho, mas bom para o controle de preços, a tarefa principal do Fed.

E nem dá para chamar exatamente de queda a baixa em Wall Street, dado que os principais índices acionários dos EUA vêm batendo recorde atrás de recorde.

O Brasil finalmente conseguiu entrar na onda global de otimismo e o Ibovespa mantém os 127 mil pontos. Nesta quinta, investidores celebram o avanço da regulamentação da reforma tributária na Câmara, isso enquanto acompanham o noticiário no exterior. Na agenda do dia, o dado mais forte é a divulgação da pesquisa mensal de varejo do IBGE, que tradicionalmente tem pouco peso sobre os mercados.

A reforma tributária funciona como notícia positiva não por efeitos imediatos na economia. As regras aprovadas ontem pela Câmara entram em vigor após uma fase de transição, em 2033. Trata-se de um sinal de que o futuro será melhor do que o passado na economia brasileira e nos resultados das empresas.

Continua após a publicidade

Depois de oito pregões de alta, o Ibov começa a quinta sem um guia vindo de Wall Street. O ETF EWZ, que funciona como bússola para  Faria Lima, opera estável. Por outro lado, o minério de ferro e o petróleo, commodities que guiam a bolsa brasileira, voltaram a subir e podem patrocinar mais um dia na sequência de valorização do Ibovespa.

Agenda do dia

9h: IBGE divulga pesquisa mensal de varejo de maio 
9h30: EUA publicam CPI
9h30: Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA
12h30: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) participa de painel
14h: Alberto Musalem (Fed/St. Louis) participa de evento

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.