Assinatura da posse de Galípolo no Banco Central será nesta segunda-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber Galípolo, presidente do BC em exercício, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, às 15h

A assinatura e a declaração de posse de Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central estão marcadas para esta segunda-feira, 30, no Palácio da Alvorada, segundo informou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber Galípolo, presidente do BC em exercício, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, às 15h, conforme divulgado na sua agenda. Dia 1 de janeiro, o sucessor de Roberto Campos Neto assume a autarquia e deve manter a política monetária contracionista. Em dezembro, o Copom elevou a Selic, para 12,25% e na decisão, tanto Campos neto quanto Galípolo, na cadeira de diretor de política monetária, endossaram a dura nota sobre a decisão unânime, que sinalizava mais duas altas de 1 ponto percentual até março de 2025 se a inflação não ceder.
Lula assina decreto que reajusta valor do salário mínimo
Na sequência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o decreto que reajusta o valor do salário mínimo em 1.518 reais. O valor representa uma elevação de 106 reais (7,5%) ante 0s 1.412 reais vigentes.
Com a nova regra proposta pelo governo como parte das medidas de ajuste fiscal e aprovada pelo Congresso Nacional, a correção leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até novembro, somado ao crescimento do PIB de dois anos antes – limitado a um teto de 2,5%.
Dessa forma, o reajuste de 2025,é calculado com INPC de 4,84% nos 12 meses até novembro de 2024 + 2,5% referentes ao PIB em 2023 (ano em que o crescimento foi de 3,2%).