Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Assessores de investimento terão que divulgar valor de taxas e comissões

Resolução 179 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entra em vigor nesta sexta-feira, 1º. Veja o que muda

Por Camila Pati Atualizado em 1 nov 2024, 13h55 - Publicado em 1 nov 2024, 13h05

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, assessores, consultores de investimentos e corretoras terão de divulgar detalhadamente as taxas e comissões envolvidas nas operações, permitindo que os investidores saibam o custo total do serviço e os potenciais conflitos de interesse na distribuição dos produtos financeiros.  Vale para produtos como o letra imobiliária garantida (LIG) e certificado de operações estruturadas (COE), negociações com açõesETFsfundos de investimento e debêntures.

Essa é uma das novidades regulatórias da Resolução 179 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que também institui a obrigação de divulgação de um extrato trimestral com os valores recebidos, permitindo que investidores monitorem a remuneração acumulada.  

Originalmente, as exigências da Resolução CVM 179 estavam previstas para entrar em vigor em 2 de janeiro de 2024, porém foram postergadas para 1º de novembro deste ano. Esse adiamento foi comunicado pela própria CVM, atendendo a solicitações de associações do mercado.

A norma traz exigências para detalhar práticas de remuneração, como taxas de conversão e direcionamento de ordens, e também de separação das informações qualitativas, acessíveis ao público, e quantitativas, disponíveis apenas para o investidor interessado.

Essas mudanças e também as alterações da resolução 178 compõem o marco regulatório editado em fevereiro de 2023 para a atividade de assessor de investimento e demais intermediários financeiros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.