Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Câmara derruba maioria das exigências para apps de transporte

Câmara rejeitou emenda que retiraria dos municípios a competência exclusiva de regulamentar o transporte privado por aplicativos

Por Da Redação
Atualizado em 28 fev 2018, 23h00 - Publicado em 28 fev 2018, 22h24

Câmara dos Deputados derrubou a maioria das exigências do projeto que regulamenta os serviços de transporte privado por meio de aplicativos, como Uber e Cabify. De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o projeto original exigia que os carros rodassem com placa vermelha, como a dos taxistas, e que os motoristas tivessem licença prévia para trabalhar no setor.

Após pressão das empresas do setor, o projeto foi alterado no Senado. Segundo as companhias, as restrições inviabilizariam a atividade, que gera renda hoje para cerca de 500 mil motoristas. Por conta das modificações, o texto voltou para a Câmara, que manteve a maioria das emendas do Senado.

A única emenda rejeitada, por 283 votos a 29, foi aquela que retiraria dos municípios a competência exclusiva de regulamentar os serviços de transporte privado por meio de aplicativos.

Dessa forma, continua com os municípios a atribuição exclusiva de regulamentar e de fiscalizar o serviço. Outras alterações ao projeto aprovadas pelo Senado foram mantidas na Câmara. Esse é o caso de necessidade de autorização prévia para o motorista atuar e a obrigação de o carro rodar com placa vermelha.

Continua após a publicidade

Por 227 votos a 166 e 11 abstenções, a Câmara aprovou a emenda do Senado que exclui a necessidade de autorização emitida pelo poder público municipal para o motorista de aplicativos nos municípios em que houver regulamentação.

“O resultado retira uma proibição estatizante e velada semelhante a alvarás que permitiriam os municípios proibir o serviço ou restringir o número de autorizações aos motoristas parceiros para prestar o serviço”, diz a Cabify sobre a exisgência da licença prévia.

Continua após a publicidade

O plenário aprovou a emenda que retira a a obrigatoriedade de o motorista vinculado ao aplicativo ser o proprietário, fiduciante ou arrendatário do veículo, assim como de este possuir placa vermelha (registro e emplacamento na categoria aluguel). A emenda foi aprovada em votação simbólica.

Para a Cabify, isso garante que o motoristas parceiros de aplicativos possam utilizar seus veículos particulares para gerar renda.

Uber e 99 também elogiaram o resultado da votação de hoje. “Em vez de proibir, o texto regulamenta a atividade dos motoristas parceiros e organiza critérios para os aplicativos operarem”, afirma a Uber.

Continua após a publicidade

Para a 99, a votação representa a vitória de toda a sociedade. “A regulamentação como foi aprovada garante a continuidade de um serviço de qualidade que gera oportunidade de renda para mais de 500 mil motoristas e dá acesso à transporte democrático e eficiente a 17 milhões de brasileiros.”

Divergência

Ficou claro durante a discussão do projeto que os deputados estavam divididos sobre o projeto. O relator da proposta, deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), defendeu a possibilidade de os cidadãos escolherem que tipo de transporte desejam utilizar. Ele propôs a rejeição de emendas que podem inviabilizar os aplicativos em favor do táxi, como a obrigatoriedade de placa vermelha ou de autorização prévia.

Continua após a publicidade

Já o deputado Silvio Costa (Avante-PE) defendeu a regulamentação da atividade pelo poder público. “É preciso que a prefeitura autorize e, para saber quantos uberistas existem em cada município tem que colocar placa vermelha”, disse.

Autor da proposta, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), negou que o objetivo seja inibir o funcionamento dos aplicativos. Ele disse que a regulamentação virá para garantir a sustentabilidade do sistema. “Nós estamos assistindo já ao aumento de congestionamentos por conta do aumento do número de veículos em todos os horários na cidade”, criticou.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que as exigências não se compatibilizam com os aplicativos de transporte. “Ao exigir licenças individuais e placa vermelha, vamos trazer para essa modalidade o vício que existe no táxi. Hoje, o que temos de mudar é a regulamentação do táxi, já que os motoristas não são donos da licença, mas pessoas que alugam a placa”, disse.

Continua após a publicidade

Já o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) defendeu a regulamentação do serviço de aplicativos de mobilidade pelos municípios, inclusive restabelecendo a necessidade de autorização prévia. Ele criticou, no entanto, a exigência de placa vermelha.

O deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), por outro lado, afirmou que as autorizações prévias e placas vermelhas vão acabar com o trabalho dos aplicativos. “Não podemos barrar as inovações com retrocesso, mas discutir como melhorar as situações de trabalho dos taxistas, pensando no cidadão”, disse.

(Com Agência Câmara)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.