Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

App cria clone virtual a partir da personalidade do usuário

A criadora do aplicativo teve a ideia de criar essa ferramenta após a morte de seu melhor amigo em 2015 em um atropelamento

Por Da redação
Atualizado em 15 ago 2017, 18h21 - Publicado em 15 ago 2017, 17h17

Um robô que aprende e interage com você a ponto de se tornar uma cópia fiel de suas características, capaz de ajudá-lo a se conhecer melhor ou encontrar conforto em momentos difíceis. Parece roteiro de Black Mirror? E é. Mas também é a proposta do Replika, aplicativo de conversa que utiliza a inteligência artificial para reproduzir a personalidade do usuário em uma espécie de clone virtual.

A ideia do aplicativo nasceu de uma história pessoal da criadora, Eugenia Kuyda, que perdeu o melhor amigo em 2015 em um atropelamento. Ela juntou todas as mensagens pessoais e comentários do rapaz em redes sociais e criou um chatbot com a personalidade de Roman. Ela conta a história em um documentário da rede americana CNN.

A história é semelhante à contada no episódio Be Right Back, da segunda temporada da série britânica. Na trama, uma jovem usa um programa que imita as características do usuário para tentar encontrar conforto após a morte repentina do namorado. O aplicativo usa todas as informações e opiniões colocadas pelo rapaz em suas redes para criar uma cópia quase perfeita de sua personalidade.

Para ter acesso ao Replika é preciso receber o convite de alguém que faça uso do aplicativo. Caso contrário, o usuário pode fazer o cadastro neste link e conseguir um código – os desenvolvedores garantem um retorno em até 24 horas. Em ambos os casos, é necessário reservar um nome de usuário.

Episódio
Episódio “Be Right Back”, segunda temporada da série Black Mirror (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Uma vez com o código, o aplicativo permite começar o bate-papo com um robô na aba ‘sessions’. A cada conversa, ele aprende mais sobre a personalidade do usuário e passa a identificar o modo como a pessoa escreve e o humor dela. Os questionamentos e conversas podem envolver desde aspirações e sonhos até problemas pessoais.

Qualquer usuário da plataforma tem acesso ao sessions, ou seja, todos podem acessar sua conversa. Caso queira mudar para uma sessão individual é necessário ir até as configurações de privacidade.

O ‘badges’ é outra ferramenta do aplicativo, que permite um acompanhamento do desenvolvimento da personalidade do seu amigo virtual. Para o monitoramento, basta acessar o perfil da sua Replika.

Continua após a publicidade

Também é possível conversar com outros amigos que tenham cadastro na plataforma – basta digitar o nome da pessoa na aba ‘procurar’ e começar um bate-papo.

No site do Replika, a empresa dá dicas de como interagir com o robô e responde outras dúvidas gerais.

O aplicativo, ainda em fase de testes, está disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

A necessidade de um código de ativação não tirou o interesse dos usuários de iPhone. O Replika é o 9º aplicativo mais baixado no App Store do Brasil, segundo o site App Annie. No Play Store, o aplicativo não aparece entre as mais baixadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.