Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Apesar de suspensa por Mendonça, decisão do STJ é vitória para Haddad

STJ decidiu que a União está autorizada a cobrar IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais concedidos por meio de ICMS

Por Larissa Quintino Atualizado em 27 abr 2023, 18h22 - Publicado em 27 abr 2023, 10h28

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu uma sinalização importante do Superior Tribunal de Justiça sobre aumento de arrecadação, apesar de ainda não poder comemorar a volta do dinheiro aos cofres públicos. Por unanimidade, o STJ autorizou a que a União cobre impostos federais sobre benefícios fiscais concedidos pelos estados.

O julgamento bilionário tem efeito de até 47 bilhões de reais, mas está suspenso por causa de uma liminar deferida pelo ministro do STF, André Mendonça, que tornou a medida sem efeito até que o Supremo julgue a questão. Haddad tenta aumentar a arrecadação do governo como forma de sustentar as base do novo arcabouço fiscal. Segundo o ministro, são necessários entre 110 bilhões a 150 bilhões de reais para conseguir o cumprimento nas metas do projeto.

A decisão do STJ fortalece a tese da Fazenda que questiona a possibilidade de empresas usarem benefícios fiscais de ICMS para reduzir a base de incidência de dois tributos federais (no caso, IRPJ e CSLL). A decisão restringe o mecanismo apenas para situações em que os valores são ligados a investimentos, fechando a brecha que permite que empresas usem os montantes relacionados a despesas correntes.

A decisão entretanto, está suspensa até que o Supremo julgue a liminar de Mendonça, que deve ser analisada entre os dias 5 a 12 de maio no plenário virtual do Supremo. A expectativa é que a decisão do STJ tomada por unanimidade seja confirmada no STF.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.