Acordo entre União Europeia e EUA começa a andar após pressão de Trump
Bloco europeu aceitou entrar em negociação 'fast track' após o presidente americano pressionar com tarifas na última semana

Pouco importa para o mercado financeiro se é chantagem o que o presidente americano, Donald Trump, está fazendo quando o assunto é guerra comercial. O que importa, agora, é que a pressão de Trump está se convertendo em “negociações” e não na efetiva implementação das tarifas astronômicas sobre importações.
A União Europeia aceitou entrar em uma negociação “fast track” com os Estados Unidos após nova pressão de Trump, no final da semana passada, e o recuo sobre a possibilidade de fazer as alíquotas majoradas entrarem em vigor já em junho. De acordo com a Bloomberg, o chefe de comércio da União Europeia, Maroš Šefčovič, está liderando as negociações, que devem se concentrar em setores-chave, como semicondutores, carros, farmacêutico e alumínio.
Nisso, investidores entraram no modo festa. Os futuros das bolsas americanas sobem de forma sólida no pré-mercado nesta manhã, com altas acima de 1%. O dia também é positivo na Europa, e o EWZ, o fundo que representa as ações brasileiras em Nova York, ganha 0,80%. Um otimismo que depende, claro, do futuro das negociações.
No exterior, a agenda é fraca, enquanto a Faria Lima aguarda o IPCA-15, o indicador que funciona como prévia da inflação oficial. A estimativa do mercado financeiro, colhida pelo Valor Econômico, aponta alta de 0,44% dos preços em maio, levemente acima do 0,43% registrado em abril.
Esse é o primeiro da série de indicadores relevantes que saem nesta semana. PIB e dados de emprego devem ajudar o mercado financeiro e economistas a fazerem uma melhor avaliação da economia brasileira sob a taxa de juros de 14,75% ao ano.
Agenda do dia
8h30: Galípolo recebe líderes do Senado para café da manhã
9h: IBGE divulga IPCA-15 de maio
9h30:Comissão Especial do IR recebe para audiência pública o secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas
10h30: BC faz leilão de linha de até US$ 1 bilhão
14h: Comissão de Finanças e Tributação da Câmara recebe o secretário do Tesouro, Rogério Ceron
18h30: Galípolo participa da abertura de exposição promovida pelo TCU em Brasília
21h: John Williams (Fed) participa de conversa em evento do BoJ
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!