Ações disparam após trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China
O Brasil se beneficia do clima otimista, e o EWZ, fundo que representa as ações brasileiras em Wall Street, subindo no pré-mercado

Não foi tão difícil quanto parecia. No final de semana, Estados Unidos e China se encontraram na Suíça para negociar novos termos para a Guerra Comercial desencadeada por Donald Trump. E os resultados foram expressivos.
Em um comunicado divulgado nesta manhã, os países praticamente voltaram ao ponto inicial da disputa. As alíquotas que os EUA impuseram sobre a China devem ser reduzidas para 30%, enquanto a China reduzirá a sobretaxa de 125% para 10%. As alíquotas de mais de 100% foram classificadas pelo próprio secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, como um embargo comercial.
Como a volta à normalidade, as bolsas globais disparam. Nos EUA, os futuros do S&P 500 sobem 3,2%, enquanto o Nasdaq escala mais de 4%. A tendência positiva também é vista na Europa. No universo das commodities, o petróleo recuperou o patamar de US$ 65 por barril, com a percepção de que a retomada do comércio manterá a demanda pelo produto.
O Brasil se beneficia do clima otimista, e o EWZ, fundo que representa as ações brasileiras em Wall Street, ganha 1,60% no pré-mercado, apontando para uma valorização do Ibovespa.
De qualquer forma, ainda é esperada uma entrevista à imprensa na Casa Branca para detalhar o resultado da negociação. Não só isso: o acordo é temporário. E, vindo do governo Trump, é difícil prever se esse é um dos temporários que vão sendo prorrogados indefinidamente – ou se o caos voltará a pairar sobre o planeta.
Para além do cenário internacional, a bolsa brasileira terá um dia de expectativas. A agenda de divulgação de resultados das empresas é pesada, com destaques para Petrobras e Natura, após o fechamento do mercado.
Agenda do dia
8h25: BC divulga Pesquisa Focus
11h25: Adriana Kugler (Fed) discursa em evento do BC da Irlanda
Balanços
Antes da abertura: BTG Pactual
Após o fechamento: Petrobras, Natura, Sabesp, Yduqs, Brava Energia, Direcional, Even, IRB, Telefônica Brasil e Terra Santa
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui