Academia é condenada a indenizar Smart Fit por imitação da marca
A rede nacional de academias alegou à Justiça que concorrente de Brasília tinha nome e caracterização parecidas com a das suas unidades

A academia de ginástica Stilo Fit, de Brasília, terá de pagar indenização à Smart Fit pelo uso fraudulento da marca e do conjunto-imagem (aspectos de identificação) da rede. A sentença foi dada pela 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A empresa alegou que a concorrente usava nome e estilo similares, o que confundia os clientes.
Os desembargadores entenderam que a intenção da Stilo Fit era a de se apropriar, de modo fraudulento, do prestígio comercial e da clientela da Smart Fit. Para evitar concorrência desleal, a Stilo Fit deve deixar de usar a marca e o conjunto-imagem – caso contrário, terá de arcar com uma multa diária de 2.000 reais. O valor da indenização ainda será calculado.
Criada em 2009, a Smart Fit opera sob o modelo de franquias e tem foco em oferecer mensalidades de baixo custo. A rede tem 381 unidades, em 22 estados no país, além de representantes no Chile, México, República Dominicana, Peru e Colômbia.
Outro lado
Procurado pela reportagem de VEJA, um dos sócios da Stilo Fit, Jean Carlos da Silva Ferreira, disse que achou a decisão injusta porque o nome e a decoração dos ambientes são diferente, e a Smart Fit não tinha conseguido o registro quando ele nomeou a sua academia, mas apenas dado entrado no processo. Segundo Ferreira, a Stilo já foi fechada, em razão da crise econômica.