Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A tática de Bolsonaro para alçar Landim como CEO da Petrobras

Presidente da República não esconde insatisfação com política de preços da Petrobras e pretende usar 'brecha' no estatuto para substituir Silva e Luna

Por Felipe Mendes Atualizado em 18 mar 2022, 21h06 - Publicado em 18 mar 2022, 11h36

Empossado como presidente da Petrobras com a missão de “controlar” os preços praticados pela petroleira, o general Joaquim Silva e Luna pode estar com os dias contados. Fontes de dentro da companhia veem uma “fritura” em público de Silva e Luna e dizem que Bolsonaro se prepara para uma “jogada de mestre” para o tirar do comando da empresa. Seu substituto seria Rodolfo Landim, presidente do Flamengo e recentemente alçado ao conselho da estatal.

Como o general Silva e Luna tem contrato como presidente da Petrobras até o primeiro trimestre de 2023, ele, em tese, só sairia do comando da companhia no ano que vem. Mas há uma “brecha” no estatuto da companhia que favorece aos interesses de seu acionista controlador, no caso a União. Segundo o artigo 20 do estatuto social da Petrobras, a destituição dos diretores executivos e de membros do conselho pode se dar “a qualquer tempo”. Outro trecho do estatuto rege que o presidente da companhia deve fazer parte do conselho — esse é o calcanhar de Aquiles para Silva e Luna.

Com o governo controlador da empresa e detentor da maioria dos assentos no conselho de administração, Bolsonaro prepara-se para destituir o general Silva e Luna de sua cadeira no conselho — a próxima assembleia de acionistas está marcada para 13 de abril. Ao conseguir a aprovação da saída de Silva e Luna do conselho, o caminho ficará livre para nomear um novo presidente, cargo que, segundo os planos, seria ocupado por Rodolfo Landim. Nos últimos dias, o presidente da República, em entrevista à TV Ponta Negra, deixou claro a sua insatisfação com a política empregada pela empresa. “Todo mundo no governo — ministros, secretários, diretores de empresas, presidentes de estatais — pode ser substituído se não estiver fazendo o trabalho a contento”, disse ele. “Não quer dizer que vai ser trocado ou que não vai ser trocado. Eu só não posso trocar o vice-presidente da República, o resto todos podem ser trocados, obviamente por motivo de produtividade, falha ou omissão no respectivo serviço”, afirmou Bolsonaro.

Questionado se o conselho de administração aceitaria a troca do general no comando da empresa sem tomar uma providência, um membro disse: “Bolsonaro pode fazer o que quiser. O conselho pode complicar, atrasar [o processo], mas no final quem manda é quem tem 51% dos votos”. Procurado pela reportagem, Landim preferiu não se posicionar sobre o caso. Seu nome, a princípio, seria ligado à presidência do conselho de administração. Caso seja, de fato, o sucessor de Silva e Luna na gestão do dia a dia da empresa, não poderá acumular as funções. Nos bastidores, há uma ala que defende que Silva e Luna se demita e evite um processo de deterioração de sua imagem, como foi o caso de seu predecessor na presidência da empresa, Roberto Castello Branco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.