Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A recomendação do Banco Mundial para a alíquota do ‘imposto do pecado’

A instituição entende que o Brasil tem uma oportunidade de se adequar aos padrões internacionais de preço de produtos nocivos à saúde com a reforma tributária

Por Camila Pati 25 out 2024, 10h13

O Banco Mundial recomenda que a atualização anual do imposto seletivo, que ganhou o apelido de “imposto do pecado”, deve ser 3 pontos percentuais acima da inflação. O tributo, criado pela Reforma Tributária, é direcionado a produtos que são nocivos à saúde e ao meio ambiente como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas açucaradas. 

Com preços mais baixos na comparação com outros países, o Brasil pode adotar alíquotas maiores, segundo o Banco Mundial. A instituição entende que o Brasil tem uma oportunidade de se adequar aos padrões internacionais de preço para produtos desse gênero com a reforma tributária em curso e conseguir reduzir o acesso das pessoas a esses produtos, responsáveis por contribuir com 20% das mortes no Brasil, por ano. A medida beneficiaria a saúde sobretudo da população de baixa renda.

“Em comparação com os outros países da América Latina e do Caribe (ALC), as alíquotas e os preços de venda do tabaco, do álcool e das bebidas açucaradas no Brasil são baixos, o que indica uma grande oportunidade de elevação dos impostos para reduzir o consumo”, diz a nota técnica divulgada pelo Banco Mundial. O estudo mostra que o Brasil tem o segundo menor preço por maço de cigarros entre os países do G20.

Em relação aos cigarros, as evidências demonstram que os consumidores de produtos de tabaco respondem aos aumentos de preços deixando de fumar e reduzindo a intensidade com que fumam; e que potenciais fumantes deixam de experimentar cigarros ou não tornam o tabagismo um hábito regular, segundo o Banco Mundial, com base em estudos da Organização Mundial da Saúde. A nota indica que os impostos sobre bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas também podem ser fortalecidos para melhorar os resultados de saúde.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.