A reclamação de Arthur Lira sobre a Receita Federal
Segundo Lira, a Receita Federal ainda não disponibilizou a memória de cálculo sobre o índice redutor que limita a 34% a cobrança combinada

Relator do projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais , o deputado Arthur Lira (PP-AL) reclamou nesta terça-feira, 27, que a Receita Federal ainda não enviou cálculos que são fundamentais para saber o número de pessoas que serão taxadas pelo imposto mínimo sobre os super ricos.
O projeto prevê a taxação mínima de 10% sobre ganhos da alta renda, mas segundo Lira, a Receita Federal ainda não disponibilizou a memória de cálculo sobre o índice redutor que limita a 34% a cobrança combinada que incidirá sobre pessoas jurídicas e físicas.
“Há uma preocupação de que a tributação na jurídica mais a física tinha restrição muito abaixo do que o redutor está programando”, disse. Segundo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas afirmou também nesta terça-feira, 27, a cobrança mínima de 10% sobre pessoas físicas que ganham mais de 600 mil reais anuais vai alcançar 137 mil contribuintes, e não 141 mil conforme havia sido divulgado.
Lira também disse que a Receita não respondeu questionamentos feitos por ele. “Tem alguns dados que nós não temos, as assessorias não têm, nenhum jornalista tem”, disse.