ASSINE VEJA NEGÓCIOS

A reclamação de Arthur Lira sobre a Receita Federal

Segundo Lira, a Receita Federal ainda não disponibilizou a memória de cálculo sobre o índice redutor que limita a 34% a cobrança combinada

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 Maio 2025, 15h18

Relator do projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais , o deputado Arthur Lira (PP-AL) reclamou nesta terça-feira, 27, que a Receita Federal ainda não enviou cálculos que são fundamentais para saber o número de pessoas que serão taxadas pelo imposto mínimo sobre os super ricos.

O projeto prevê a taxação mínima de 10% sobre ganhos da alta renda, mas segundo Lira, a Receita Federal ainda não disponibilizou a memória de cálculo sobre o índice redutor que limita a 34% a cobrança combinada que incidirá sobre pessoas jurídicas e físicas. 

“Há uma preocupação de que a tributação na jurídica mais a física tinha restrição muito abaixo do que o redutor está programando”, disse.  Segundo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas afirmou também nesta terça-feira, 27, a cobrança mínima de 10% sobre pessoas físicas que ganham mais de  600 mil reais anuais vai alcançar 137 mil contribuintes, e não 141 mil conforme havia sido divulgado.

Lira também disse que a Receita não respondeu questionamentos feitos por ele. “Tem alguns dados que nós não temos, as assessorias não têm, nenhum jornalista tem”, disse.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.