Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A reação do mercado após Nike trocar CEO por executivo aposentado

Papéis da empresa sobem 7% após o anúncio. Elliott Hill, que assume o cargo, afirmou que irá redobrar os esforços para reparar relações com varejistas

Por Leticia Yamakami Atualizado em 20 set 2024, 16h21 - Publicado em 20 set 2024, 16h16

A Nike anunciou a demissão de seu diretor executivo, John Donahoe, que cumpria o cargo há pouco mais de quatro anos. A decisão veio em decorrência da saída de Elliott Hill, veterano com mais de 30 anos de trabalho na empresa, de sua aposentadoria. Ele atuava anteriormente como presidente de consumo e mercado até se aposentar no ano de 2020. Hill assume o cargo de CEO a partir de 14 de outubro deste ano e Donahoe será conselheiro da companhia até 31 de janeiro de 2025.

A notícia se deu após o fechamento do mercado, mas os papéis da Nike saltaram em 10% no after market, período extra de negociação das ações. Nesta sexta-feira, os papéis sobem 7,3%. O disparo é positivo em relação a sua trajetória durante a liderança do agora ex-CEO, que havia anunciado um plano de corte de gastos de 2 bilhões de dólares e de demissões que afetaram a força de trabalho da companhia em 2% no ano passado. Até o fechamento de quinta-feira, as ações da Nike haviam caído em 25% em 2024, o que eliminou mais de 28 bilhões de dólares em seu valor de mercado.

As estratégias tomadas por John Donahoe durante a pandemia já vinham sendo criticadas por funcionários, analistas financeiros e investidores. Seu primeiro objetivo foi desenvolver o comércio eletrônico e impulsionar a divisão de venda direta ao consumidor, tentando vender mais produtos por meio das suas próprias lojas, aplicativos e sites pelo preço total, a fim de depender menos de outros varejistas. O resultado foi a maior competição entre empresas do setor e a abertura de espaço para outras marcas marcarem presença e se popularizarem.

Elliott Hill, atual presidente executivo, afirmou no anúncio oficial que irá redobrar os esforços da Nike para reparar as relações com os varejistas com o intuito de estimular mais as vendas, o que reverte a estratégia de seu antecessor. Segundo a Bloomberg, Hill receberá um salário base de 1,5 milhão de dólares, bem como bônus e prêmios em ações. No momento, os papéis da empresa se encontram em 85,84 dólares, um aumento de 4,81% registrado nesta sexta-feira, 20.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.