ASSINE VEJA NEGÓCIOS

A jogada de Putin com o gás para tentar valorizar o rublo

Presidente decretou que compradores terão de pagar o gás russo na moeda local; o fornecimento será interrompido aos que se recusarem

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 mar 2022, 15h56 - Publicado em 31 mar 2022, 14h53

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comunicou que a partir desta sexta-feira, 1º de abril, os compradores do gás russo terão de realizar pagamentos em rublos, moeda oficial do país. A estratégia é vista como uma forma de forçar a valorização do rublo, que já despencou mais de 30% desde a eclosão da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A exigência de Putin obriga que países compradores e empresas abram uma conta em rublos em bancos russos. “Se esses pagamentos não forem feitos, consideraremos isso uma inadimplência por parte dos compradores”, disse a autoridades em um discurso televisionado nesta quinta-feira, 31. A comercialização será interrompida para os países que se negarem a pagar em rublos.

A Europa é a maior compradora do gás russo, cerca de um terço do gás da Europa — 40% — é fornecido pela Rússia. Os governos ocidentais alegam que Putin está violando os contratos existentes e alertaram que continuarão a realizar os pagamentos em euros ou dólares, de acordo com o estabelecido nos contratos vigentes. Os países se sentem pressionados com tal exigência e Alemanha e França já se preparam para um cenário de interrupção no fornecimento do gás.

De acordo com informações da Gazprombank, banco estatal, no acumulado do ano até agora, 58% das vendas foram realizadas em euros, 39% em dólares e 3% em libra esterlina. Com a estratégia, Putin almeja aumentar a circulação do rublo e valorizar a moeda, que se tornou a mais desvalorizada entre as nações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.