A contradição de Lula ao atacar aumento salarial a diretores da Eletrobras
Presidente voltou a criticar privatização da companhia e confirmou que vai entrar com ação contra o processo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai entrar com uma ação contra a privatização da Eletrobras, concluído em 2022. O ponto de questionamento de Lula é o poder de votos da União nas decisões da distribuidora de energia. Além disso, o presidente atacou a chamada poison pill (pílula de veneno, em tradução livre) do processo, criada para, justamente, evitar uma eventual reestatização da Eletrobras. “Eu ainda não entrei contra a privatização da Eletrobras, mas pretendo entrar. O Estado tem 43% das ações e apenas 8% dos votos. Pensa comigo se é possível uma coisa dessas… Outra coisa é que, se o governo quiser comprar de volta, vai ter que pagar três vezes o preço oferecido por outro comprador”, disse o presidente da República, em Londres, depois da coroação do Rei Charles III.
A novidade é que o presidente tocou no expressivo aumento salarial a executivos aprovado em assembleia extraordinária em novembro, cinco meses após o processo de privatização ter sido concluído. “Os diretores aumentaram seus salários de 60 mil para 360 mil reais por mês. O conselheiro que participa de uma reunião por mês ganha 200 mil reais. Como é possível um país que tem 33 milhões de pessoas passando fome ter uma situação dessas?”, indagou Lula.
O aumento de salário por parte dos executivos da Eletrobras foi aprovado pelos acionistas da companhia. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil, a Associação dos Empregados de Furnas (AEF) e a Associação dos Empregados da Eletrobras (AEE) votaram contra a matéria. A União, contudo, absteve-se.
O maior aumento aprovado foi no salário dos conselheiros de administração, que passou de 5,4 mil reais por mês para até 200 mil reais — alta de 3.576%. O presidente da Eletrobras, cargo ocupado atualmente por Wilson Ferreira Júnior, passou de uma remuneração de 52,3 mil reais para 300 mil mensais.