A balança comercial tem superávit de US$ 1,98 bilhão na 1ª semana de junho
No acumulado do ano, de janeiro até a primeira semana de junho, o superávit chega a 26,41 bilhões de dólares
A balança comercial registrou superávit de 1,98 bilhão de dólares na primeira semana de junho de 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No período, as exportações somaram 7,13 bilhões de dólares, uma leve queda de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações totalizaram 5,15 bilhões de dólares, recuo de 8,1%. Com isso, a corrente de comércio, que é a soma de exportações e importações, atingiu 12,28 bilhões de dólares, redução de 4%.
No acumulado do ano, de janeiro até a primeira semana de junho, o superávit chega a 26,41 bilhões de dólares, resultado de exportações praticamente estáveis em 144,05 bilhões de dólares e importações em alta de 8,7%, somando 117,64 bilhões de dólares. Em relação ao mesmo período de 2024, o saldo caiu 26,3%, refletindo o aumento das compras externas.
Entre os setores exportadores, destaque negativo para a agropecuária, que registrou queda de 16,4% nas vendas (1,61 bilhões de dólares), e para a indústria extrativa, com retração de 10,6% (1,49 bilhões de dólares). A indústria de transformação, por outro lado, cresceu 11,7%, alcançando 3,98 bilhões de dólares. Produtos como milho, soja e minério de ferro puxaram as baixas, enquanto as exportações de carne bovina, automóveis e ouro subiram.
Nas importações, houve recuo de 52,2% em indústria extrativa e de 5,4% indústria de transformação, mas alta de 4,9% na agropecuária. O movimento foi influenciado por menores compras de gás natural, óleos brutos e veículos, compensado por aumento na importação de medicamentos, trigo e borracha natural.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







