A aposta de Donald Trump para um acordo de paz entre Irã e Israel
O republicano afirmou em postagem nas redes sociais que negociações comerciais podem ser a saída para a escalada de tensão no Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 15, que Irã e Israel “devem e irão fazer um acordo”. O republicano afirmou que o envolvimento do EUA para o fim do conflito, que escala com a troca de bombardeios no Oriente Médio poderá acontecer através de acordos comerciais.
“Irã e Israel deveriam chegar a um acordo, e chegarão a um acordo, assim como eu consegui que a Índia e o Paquistão chegassem, nesse caso usando o comércio com os Estados Unidos para trazer razão, coesão e sanidade às negociações com dois excelentes líderes que foram capazes de tomar uma decisão rápida e parar [os conflitos]”, publicou o norte-americano na rede ‘Truth Social’.
Trump também citou outros conflitos que foram encerrados através de negociações comerciais, como a Sérvia e Kosovo, também o Egito e a Etiópia: “Há paz, pelo menos por enquanto, graças à minha intervenção, e assim permanecerá! Da mesma forma, teremos paz, em breve, entre Israel e Irã! Muitas ligações e reuniões estão acontecendo agora. Eu faço muita coisa e nunca recebo crédito por nada, mas tudo bem, o povo entende. Façam o Oriente Médio grande novamente!”, finalizou.

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos havia ameaçado o Irã prometendo atacar Teerã com toda a força do exército se atacarem os EUA. “Se formos atacados de alguma forma pelo Irã, toda a força e o poder das Forças Armadas dos EUA cairão sobre vós a níveis nunca antes vistos”, avisou, destacando, no entanto, que “podemos facilmente conseguir um acordo entre o Irã e Israel.”