‘A 99Food traz o ganha-ganha-ganha para o delivery’, diz CEO da 99
Líder dos 700 funcionários do aplicativo de transportes 99 no Brasil, o engenheiro da computação Simeng Wang fala sobre os audaciosos planos da empresa

A 99Food atuou no mercado brasileiro de entrega de refeições entre 2019 e 2023, quando fechou a operação. Por que daria certo agora? As condições mudaram. Havia um desequilíbrio no mercado, em benefício do líder, que mais tarde foi corrigido pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Agora temos livre concorrência. Nos sentimos fortes o suficiente para disputar e fazer crescer o mercado brasileiro.
A 99 foi comprada pelo grupo chinês DiDi, em 2018, por 1 bilhão de reais. Foi um bom negócio? Foi um ótimo negócio. Hoje, a nossa plataforma presta serviços de mobilidade urbana a 55 milhões de brasileiros, a partir de uma base inicial, naquele período, de 10 milhões de clientes. A empresa cresceu entre sete e oito vezes. O retorno já é muito maior do que o nosso investimento. Como atuamos em mais de 3 000 municípios, aprendemos muito sobre o país e os hábitos locais. Essa expertise será de grande valia para a 99Food.
O senhor tem um orçamento de 1 bilhão de reais para fazer a 99Food funcionar. Qual é o plano? O dinheiro será investido em todo o ecossistema do delivery, a começar pelos restaurantes. Optamos por cobrar zero de comissão para ajudá-los a melhorar seus modelos e reduzir os preços atuais dos produtos entregues em até 30% para o consumidor.
Como ficam os motoboys? Outra parte será investida em nossos parceiros motociclistas. Eles querem ganhar mais. Garantimos um ganho diário de 250 reais e uma combinação dos serviços de entregas e de transporte de passageiros, otimizando a produtividade. Cresceremos no modelo ganha-ganha-ganha, a favor dos restaurantes, dos entregadores e dos clientes.
E a empresa, como vai ganhar nesse processo? Teremos taxas normais para as entregas. O mercado vai crescer como um todo, o que irá nos beneficiar pela massificação dos nossos serviços. O plano é de ganhos no longo prazo, que ainda não estão definidos agora. Nossa fase é de implantação.
Por que começar por Goiânia? A cidade é um modelo muito bem definido para implantarmos e testarmos o nosso ecossistema de delivery. Há uma classe média bem estabelecida, shoppings e ótimos restaurantes. A estrutura urbana é muito boa. As experiências que colheremos ali irão nos orientar para os próximos passos.
Quais serão eles? A 99 está presente nas principais capitais e em aproximadamente 3 300 municípios brasileiros. Queremos levar a 99Food para todos esses locais. Por outro lado, a operação vai contribuir para os planos globais de crescimento do grupo DiDi. Vencer no Brasil é um objetivo estratégico para nós.
Publicado em VEJA, junho de 2025, edição VEJA Negócios nº 15