Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

88% adotam com frequência mais de 5 práticas sustentáveis, mostra pesquisa

Cada vez mais brasileiros estão dispostos a consumir produtos que não comprometem o meio ambiente, mesmo que sejam mais caros

Por Leticia Yamakami 3 out 2024, 06h00

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira, 3, a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, que evidencia que a importância da sustentabilidade para os consumidores brasileiros tem aumentado nos últimos tempos. O levantamento ouviu 2.002 cidadãos acima de 16 anos de diferentes estados do país e concluiu que 75% dos respondentes se preocupa com a sustentabilidade no uso de recursos naturais do Brasil, o que os faz agir, no dia a dia, em prol desse movimento.

Mais do que isso, 88% da população adota com frequência mais de 5 práticas sustentáveis. Entre elas estão evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados, como transporte por aplicativos. O estudo da confederação explorou 13 práticas de conservação do meio ambiente. Nos últimos seis meses, grande parte dos entrevistados as realizou diversas vezes em sua rotina:

  • 92% evitaram jogar lixo nas ruas;
  • 91% evitaram o desperdício de água;
  • 90% evitaram o desperdício de comida;
  • 88% evitaram o desperdício de energia;
  • 77% reduziram a produção de lixo;
  • 72% reutilizaram a água;
  • 69% reutilizaram ou reaproveitaram embalagens de produtos;
  • 68% reduziram o uso de embalagens;
  • 62% separaram o lixo para a reciclagem;
  • 49% escolheram usar bicicleta, transporte público, carro elétrico ou híbrido porque são mais sustentáveis;
  • 45% optaram por serviços compartilhados, como transportes por aplicativos, espaços de trabalho e acomodações;
  • 25% optaram pela aquisição do serviço à compra do produto, como alugar um item ao invés de comprá-lo;
  • 21% atuaram como voluntários em alguma ação de proteção ao meio ambiente.

Em um panorama geral, a maior parte dos entrevistados, 33%, adota de nove a dez práticas de conservação do meio ambiente listadas. 4% realizam todas as treze ações e apenas 1% disse que não pratica nenhum dos hábitos. Para o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, a preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis vem sendo acompanhada por uma maior oferta de produtos por parte da indústria. Todavia, 59% dos consumidores da pesquisa afirmam que esses itens ainda são dificilmente encontrados nas lojas. 

“A combinação entre inovação e sustentabilidade tem um papel essencial na descarbonização da produção, além de ser uma estratégia eficiente para atender a crescente demanda por bens e serviços de baixo impacto ambiental”, reforça Muniz. A demanda mencionada aumentou, segundo a CNI, em relação ao ano de 2023. Quando se trata de reciclagem de todos os tipos de produtos, não apenas lixo, passou para 47% o percentual de brasileiros que afirma sempre separar os materiais. No ano passado, 44% adotavam a prática. Os principais itens separados são plástico em geral e garrafas PET (55%), alumínio (44%) e papel, papelão e jornal (36%).

Continua após a publicidade

Ademais, a tendência dos brasileiros que não consumiam produtos ambientalmente sustentáveis, independentemente do preço, diminuiu de 28% em 2022 para 24% neste ano. Outro dado ressaltado no estudo é que 4 em cada 10 brasileiros consomem produtos que utilizam espécies da biodiversidade brasileira. O superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI Davi Bomtempo diz que “antigamente, quando se falava em competitividade, era só preço. Hoje, é preço e pegada ambiental”.

A partir disso, as empresas estão passando a investir mais na gestão eficiente de resíduos, em processos produtivos mais limpos, que racionalizam o uso de energia, água e matérias-primas, e em outras iniciativas verdes. “A sustentabilidade já está nos planos estratégicos das indústrias e é nessa direção que o Brasil precisa caminhar rapidamente”, aponta Bomtempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.