Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

82% aceitariam cargo inferior à última função, diz pesquisa

Segundo pesquisa da Catho, 54% dos empregadores não estão dispostos a contratar um profissional mais qualificado do que exigido para a vaga

Por Da redação
Atualizado em 17 out 2017, 14h20 - Publicado em 17 out 2017, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os brasileiros estão abrindo mão de cargos e salários compatíveis com seu currículo profissional para conseguir voltar para o mercado de trabalho. De acordo com pesquisa elaborada pela empresa de recrutamento Catho, 82% dos entrevistados já aceitaram ou aceitariam cargos inferiores ao último exercido.

    O levantamento mostra que 30% dos entrevistados omitiriam qualificações para concorrer a vagas inferiores à experiência profissional acumulada ao longo da trajetória profissional.

    Esse comportamento faz sentido se for levado em conta o indicador da pesquisa segundo o qual 54% das empresas não dizem que não contratariam um funcionário com mais qualificação que a necessária para a vaga em aberto.

    Para a Catho, a cautela do empregador é compreensível, já que o recrutador não quer correr o risco de ter um funcionário que vai ficar na empresa de olho em vagas melhores. Conceito similar se aplica aos candidatos: ninguém quer entrar em um novo emprego contando os dias para sair, seja pela remuneração ou pela frustração de não aplicar todas as suas competências profissionais no novo trabalho.

    A pesquisa identificou que 29% dos profissionais acreditam que perderam oportunidades por ter um currículo superior à vaga a que estavam concorrendo. Da parte dos recrutadores, 51% afirmaram que precisaram baixar as exigências de uma vaga para encontrar um profissional.

    Continua após a publicidade

    Atualmente, 13,1 milhões de brasileiros estão sem emprego, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), do IBGE. O número representa uma queda de 658.000 desempregados em relação ao trimestre anterior, encerrado em maio.

    A pesquisa Catho sobre crise e mercado de trabalho ouviu 742 pessoas de todo o país.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.