3G Capital compra Skechers, marca americana de calçados, por US$ 10 bilhões
A fabricante de calçados enfrenta momento de risco por causa da guerra tarifária, que afeta sua produção concentrada na China e no Vietnã

A 3G Capital, fundo de investimentos dos brasileiros Carlos Alberto Sucupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann, anunciou nessa segunda-feira, 5, a decisão de comprar a Skechers, marca americana de calçados, em uma operação que pode chegar a 10 bilhões de dólares. Pelo acordo, os acionistas comuns da Skechers podem vender sua parte por 63 dólares a quota, um ágio de 30%, ou receber 57 dólares e ficar com uma participação na nova empresa de capital fechado que será formada para controlar o grupo.
O fundador da Skechers, Roberto Greenberg, e seu filho Michael continuarão no comando da administração da companhia. A Skechers registrou vendas recordes no primeiro trimestre desse ano, avançando sobre um mercado dominado por concorrentes maiores, como a Nike, que enfrentou queda de receitas no mesmo período. No entanto, a empresa retirou seu relatório de previsões anuais devido às incertezas provocadas pela guerra tarifária iniciada pelo governo americano Donald Trump, afetando principalmente as transações comerciais com a China.
A maior parte dos produtos da Skechers, a exemplo do que ocorre com outras empresas americanas do setor, vem da China e do Vietnã. Em uma carta divulgada pela Skechers junto com outras empresas calçadistas na semana passada, as tarifas impostas por Trump são classificadas como uma “ameaça existencial” ao setor, porque podem dobrar ou triplicar o valor dos produtos para os consumidores americanos.
A 3G Capital tem o controle ou participação significativa em diversas empresas, como ABInbev, Burguer King e Americanas.