Protagonista de recuperação judicial no Brasil lança livro sobre Caso OI
Advogado Eurico de Jesus Teles escreveu obra ‘Mediação na Recuperação Judicial no Brasil’

A recuperação judicial de empresas no Brasil sempre foi marcada por processos longos, excessivamente judicializados e por um judiciário sobrecarregado. No entanto, uma nova abordagem vem ganhando força no cenário jurídico: a mediação e a conciliação. Essa mudança foi impulsionada por casos emblemáticos, como o da empresa telefônica OI, cujo processo de recuperação judicial se tornou um marco na história do direito empresarial no país. Eurico de Jesus Teles Neto, que liderou a reestruturação da empresa, compartilha sua experiência no livro Mediação na Recuperação Judicial no Brasil – O Estudo do Caso OI (ed. Lumen Juris).
“Após o adiamento da recuperação judicial surgiu uma série de desafios. Internamente, obteve na valorização da equipe interna da companhia, o que foi importante para a manutenção das atividades. Além disso, demonstramos os credores a previsões do plano de recuperação judicial apresentado pela companhia. No livro busquei retratar a importância do instituto da mediação, que considera um dos principais mecanismos que viabilizou a realização da assembleia geral de credores e consequentemente a aprovação do plano, e o encerramento da primeira recuperação judicial com sucesso. A importância do uso da mediação na recuperação judicial da Oi foi de tamanha relevância que ensejou a alteração da lei n. 11.101/2005, pela Lei n. 14.112/2020, para estabelecer expressamente a utilização do instituto”, diz ele à coluna GENTE.
O lançamento do livro “Mediação na Recuperação Judicial no Brasil” acontece nesta quinta-feira, 3, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio.