Donas de fábrica de sorvete carioca falam de investimento para a estação
VERÃO 50º: Empresárias apostam em aumento de faturamento no período

Apreciado nos quatro cantos do mundo, o sorvete conquista adultos e crianças. É, provavelmente, o doce gelado mais amado do planeta. No verão, vai bem a qualquer hora do dia. Na Itália, por exemplo, berço do gelato, é consumido o ano inteiro. No Brasil, segundo pesquisa inédita realizada pela Abrasorvete (Associação Brasileira do Sorvete e outros Gelados Comestíveis) em parceria com a EJFGV (Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas), o consumo médio anual é de 9,1 litros por pessoa. Esse total inclui 5,94 litros de sorvete de massa e 3,19 litros de picolé, que correspondem a 45 unidades anuais. As regiões com maior consumo de sorvete são: São Paulo, com 20%; Minas Gerais com 9,87%; e Rio de Janeiro com 9,73%.
A coluna GENTE, que vem publicando o especial Verão 50º, apurou que a alta no consumo do sorvete no país se traduz nesta temporada num fenômeno, quando as temperaturas estão bem mais elevadas. Pensando no verão 2025, a marca carioca Sorvete Brasil, com mais de 20 anos de história, comandada pelas sócias Rosana Lamothe e Ana Fernandes, investiu cerca de 250.000 reais na melhoria das instalações da fábrica, localizada em Itaipava, Região Serrana.
“A importância do verão para a indústria dos gelados comestíveis sempre foi sentida por todos aqueles que atuam nessa área. O hábito de consumir sorvete está muito ligado às temperaturas altas. Todavia, com o ingresso no mercado de várias novas marcas de sorvetes, o trabalho realizado pela Abrasorvete no sentido de esclarecer ao público que um bom sorvete pode e deve ser consumido o ano inteiro, temos cada vez menos sentido essa sazonalidade. Sem falar da crise climática que, esse ano em especial, fez subir as temperaturas”, comenta Rosana.
A marca também aplicou seu capital na instalação de duas novas câmaras frigoríficas com capacidade de, aproximadamente, 5.000 litros cada. Outro investimento para o verão foi o aluguel de um novo espaço no galpão onde estão localizados, para estoque de embalagens e insumos, equipamentos, proporcionando melhor organização e maior conforto na operação. As expectativas para o verão 2025, claro, são altas – tal como a temperatura que se avizinha.
“Nossa expectativa para o verão é de um aumento de 30% na demanda por nossos produtos, tanto nas operações próprias quanto a de parceiros. Estamos retomando clientes pré-pandemia e trabalhando para fortalecer a carteira, estimulando a criação de novas experiências de consumo. Em breve, iremos lançar coleção inspirada na brasilidade, que faz parte do DNA da marca e está contida em nosso nome. Sabores e sobremesas que valorizam as nossas origens e que trazem um forte apelo emocional”, destaca Ana Fernandes.