Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário
Continua após publicidade

Que tal morar dentro de um Porsche?

A onda das marcas famosas que assinam empreendimentos imobiliários

Por Renata Firpo
Atualizado em 13 Maio 2024, 21h19 - Publicado em 7 set 2023, 09h00

As marcas de luxo de moda e do mercado de automóveis perceberam que poderiam entrar mais ainda na vida dos seus clientes, indo além das bolsas, vestidos e carrões esportivos. Na chegada dos anos 2 000, teve início a onda de grifes famosas assinando empreendimentos imobiliários, dentro da estratégia de endossar os prédios com as qualidades e atributos já reconhecidos das suas marcas. Assim, grifes consagradas como Versace, Armani e Fendi, entre outras,  batizaram edifícios nas orlas da ensolarada Miami — e foi um sucesso.

A empreitada vai muito além do “empréstimo” do nome da marca. O empreendimento Porsche Design, por exemplo, foi lançado com características que remetiam à famosa montadora alemã. Foi o primeiro edifício a ter elevadores capazes de levar os carros até literalmente a sala da casa de seus respectivos proprietários.  Além dessa inovação, que fazia os olhos de dez entre dez pessoas que visitavam o empreendimento brilharem na época do seu lançamento, a arquitetura do prédio tem as mesmas linhas arrojadas de um Porsche e sua área de lazer parece um parque de diversões para os amantes de automóveis, com salas de jogos de alta definição e simuladores de corrida de automóveis, nos quais é possível escolher qual modelo e ano do carro (as opções são todas do portfólio da Porsche, é claro).

Como a terra de Tio Sam costuma inspirar os brasileiros, não tardou para que essa moda chegasse com força ao mercado imobiliário das principais capitais do país. Em 2015, a Ferrari, através do seu mítico estúdio de design Pininfarina, assinou dois grandes empreendimentos da Cyrela em São Paulo. Foi a pedra inaugural dessa tendência por aqui. As curvas das varandas e os detalhes da decoração das áreas comuns deixavam claras a referência italiana. Diante do sucesso dos empreendimentos paulistas, anos depois, a incorporadora repetiu a aposta em Porto Alegre, com a consultoria da Porsche. De volta a São Paulo, mas saindo do mundo de automóveis esportivos de luxo para o universo da alta costura, a empresa lançou em 2020 um edifício com a etiqueta Versace.

A aposta por trás dessa estratégia que a Cyrela soube abraçar bem é que ter uma assinatura de uma empresa já consagrada no mercado de luxo associada ao empreendimento ajuda a atrair o interesse dos clientes, que já entendem os códigos de uma marca e esperam encontrar os mesmos adjetivos no apartamento que vão morar. Para que essa associação de fato aconteça, no entanto, os incorporadores precisam entregar mais que o nome do prédio assinado pela marca famosa. É importante que as pessoas tenham a experiência no empreendimento, como costumam ter no universo das grifes e identifiquem seus atributos ao longo do projeto, como fez a Porsche em Miami.

Se essa estratégia é um sucesso fora e dentro do país, é de se estranhar não existir mais empreendimentos batizados com grifes famosas. A explicação está no bolso. Custa bem alto pagar os direitos de uso e cumprir as exigências das marcas. Existe o risco ainda de o tiro sair pela culatra. Isso pode ocorrer quando a empresa escolhida para batizar um empreendimento tiver problemas na imagem de sua marca. É quase certo que o problema vai acabar refletindo na identidade do edifício parceiro. Tome-se como exemplo o caso da grife de moda italiana Balenciaga. No ano passado, respingaram na marca diversos escândalos de pedofilia e de exploração de mão de obra. Se um prédio tivesse sido batizado com essa marca de roupa, a associação poderia facilmente ter dado muitos problemas para a imagem da incorporada responsável. Em outros termos, a casa ia cair para quem tivesse apostado na grife errada como alicerce de seu plano de marketing.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.