As atrações da maior feira da América Latina do mercado imobiliário
O Conecta Imobi será realizado nos dias 20 e 21 em São Paulo
Engenheiro civil, Marcelo Dadian ingressou no mercado imobiliário no campo da obra, no braço da incorporação. Por mais de 15 anos à frente de uma companhia do setor, a Rossi, acabou ampliando seu olhar e enveredando pelo mundo do marketing e vendas, quando fez sua pós graduação em Stanford e se tornou o CMO da empresa. Essa experiência o deixou permanentemente antenado às tendências do mercado imobiliário, sendo que o passo natural para essa expertise foi a missão de assumir a área de novos negócios com da OLX / ZAP Imóveis, maior portal de divulgação de imóveis do Brasil. Tornou-se também um dos responsáveis pelo maior evento do setor na América Latina, o Conecta Imobi. Grande parte do conteúdo do acontecimento se dá na forma de palestras com grandes profissionais dissecando temas variados. A nova edição acontecerá nos dias 20 e 21 em São Paulo. Na entrevista a seguir, concedida à coluna Real Estate, ele fala sobre a feira e sua experiência no setor. “O melhor que aconteceu comigo foi o vício pelo mercado imobiliário”, contou.
- O que esperar da 10ª edição do Conecta Imobi?
Esse ano o Conecta Imobi será no Transamérica em São Paulo, com aproximadamente 100 painéis e esperamos mais de 6 000 pessoas nos dois dias de evento, sendo que cerca de 60% dessas pessoas são de participantes de outros estados. É um espaço de muita troca e aprendizado, inclusive temos até concorrentes nossos participando de painéis, para mostrar que não é um evento do grupo, é um evento que fazemos para o mercado com o mesmo propósito que temos de compartilhar conteúdo e capacitar os profissionais. O mercado imobiliário tem uma característica particular de ser muito relacional, então é gratificante ver as pessoas se encontrando, fazendo parceria, trocando ideias e ampliando seus negócios e conhecimento.
2. Quais serão os grandes temas em pauta?
Dividimos as discussões em quatro áreas, nas quais os principais atores que transformam o futuro do nosso setor estarão liderando os painéis. São eles: Negócios, Inovação e Tecnologia, Cidades e Liderança. Os participantes vão poder conferir trilhas que falam sobre soluções urbanísticas para nossas cidades, novidades em tecnologia para o setor e voltar para casa com uma bagagem grande de ideias para ampliar seu negócio. A maior mudança do evento em 2023, que aprendemos com a edição do ano passado, é que a dinâmica será mais “mão na massa”, focada no aprendizado, pois foi a maior busca dos participantes na última edição. Quem quiser participar, ainda tem ingressos à venda e toda a programação pode ser conferida no site do evento conectaimobi.com.br.
3. Quais os grandes desafios da atualidade no mercado imobiliário?
Eu sou um eterno otimista com o mercado porque a gente trabalha com o maior sonho das pessoas, que é ter seu canto, seu lugar para morar, e isso é muito importante. Claro que sofremos com a alta de juros, mas com a tendência de baixa, já dá uma grande animada para o setor, que é muito sensível as reduções das taxas. E temos também o apoio do crédito imobiliário, que opera em taxas decrescentes. Uma boa notícia é que as duas pontas do mercado têm se movimentado bastante. Tanto a ponta econômica com o programa Minha Casa Minha Vida, que tem recebido bilhões de reais de incentivo e recentemente alterou o teto do valor de compra do imóvel, como o nicho dos imóveis de alto luxo, que se mantém crescente nos impressionantes números de comercialização. Além disso, vejo que os novos empreendimentos estão sendo lançados com grande valorização na arquitetura e em diferenciais de acabamento, design e tecnologia. Tudo isso movimenta de forma positiva o mercado imobiliário.
4. Nos últimos anos, portais imobiliários ganharam bastante visibilidade. O que explica o fenômeno?
A OLX Brasil adquiriu três dos maiores portais imobiliários do Brasil: Zap, Viva Real e o próprio OLX, representando 70% do mercado de apresentação de imóveis ao público de forma digital. O portal de imóvel não é uma imobiliária e não comercializa imóveis, pelo contrário, é uma parceria com os corretores de imóveis, imobiliária e incorporadoras para que coloquem seus imóveis nas suas vitrines da internet. O objetivo dos portais é capacitar os profissionais e empresas a terem conteúdo de qualidade e venderem mais. É comum as pessoas acharem que comprou o imóvel pelo Zap, mas na verdade, o site da Zap Imóveis foi o caminho pelo qual ela chegou à imobiliária ou à incorporadora para comercializar seu imóvel. O maior desafio dos portais hoje é facilitar a jornada dos consumidores na busca por seus imóveis. Hoje o inventário de imóveis cadastrados que temos é enorme, então temos sempre que otimizar as buscas da melhor forma possível tanto para o cliente comprador quanto para o cliente anunciante. Além da mídia poderosa de apresentação dos imóveis, o profissional de vendas, seja ele autônomo, imobiliária ou incorporadora, pode contar com ferramentas importantes para agilizar seu negócio, entre elas destaco o banco de dados de pesquisa de imóvel, uma ferramenta voltada para o lançamento de novos empreendimentos e a parceria da OLX com a Creditas e Bradesco para auxiliar na parte de crédito imobiliário. A maior novidade hoje da empresa é a proximidade que estamos construindo com as incorporadoras e imobiliárias. Dessa forma, estamos ouvindo as demandas do mercado através de um canal de comunicação mais curto, sem muitas barreiras e podendo responder as questões com mais agilidade para ajudar a todos.
5. Como um engenheiro de formação foi parar no mercado imobiliário?
De fato, pouca gente sabe, mas realmente tenho formação de engenheiro civil. Passei a vida no mercado imobiliário, primeiro acompanhando as obras e posteriormente na área de marketing. Fui inclusive indicado como profissional do ano de marketing pelo prêmio Caboré, que é como o Oscar da Comunicação brasileira, e não lembro de ninguém mais do setor ter sido indicado nessa categoria e é motivo de muito orgulho ter levado o mercado imobiliário a esse reconhecimento no mundo publicitário. Saí da Rossi como CMO da empresa. Hoje, cuido de todos os produtos para incorporadores e da plataforma de novos negócios, além de fazer a relação institucional com o setor. O mercado imobiliário é um vício, sempre gostei de acompanhar os plantões, estar antenado com os lançamentos e acompanhar as novidades. Eu trouxe para mim, como propósito pessoal, abraçar as transformações digitais no setor para que o consumidor encontre o imóvel dos sonhos em uma jornada mais fácil e também apoiar o corretor de imóvel, seja ele novato ou experiente e com isso, de certa forma, melhorar o déficit habitacional de São Paulo.