ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Vivo terá projetos de ‘IA’ com a Universidade Federal de Goiás

Referência nacional em projetos de "IA", a federal goiana quer 'ampliar o impacto de suas pesquisas' a partir de parcerias com empresas privadas

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 fev 2025, 18h01

A Vivo fechou, recentemente, uma parceria com o Centro de Competência em Tecnologias Imersivas da Universidade Federal de Goiás para colaborar com a academia em projetos de ponta na área de inteligência artificial.

Referência nacional no ensino, pesquisa e em projetos de “IA” e em tecnologias imersivas, a federal goiana quer, com parcerias como a ora celebrada com a Vivo, “ampliar o impacto de suas pesquisas”, como destaca o professor Arlindo Galvão, coordenador-geral do programa.

“A parceria com a Vivo fortalece a Universidade Federal de Goiás, por meio do AKCIT (a sigla em inglês do centro), ao conectar a academia com desafios do mercado e atrair investimentos para inovação. Além disso, a entrada da Vivo na associação tecnológica dará oportunidade de troca de conhecimento com especialistas da indústria, proporcionando experiências práticas para que professores e pesquisadores desenvolvam soluções alinhadas às necessidades reais da indústria, tornando os projetos mais aplicáveis e relevantes”, diz Galvão.

Com a parceria, a Vivo poderá participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas, tais como IA e outras tecnologias disruptivas, fortalecendo sua capacidade de gerar soluções tecnológicas de alto impacto. Também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores, equipamentos capazes de processar grandes volumes de dados, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas. E contará com vagas para seus colaboradores em formações e capacitações em cursos de tecnologias imersivas da UFG.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI/UFG e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta”, diz Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.