Vendas no varejo crescem 1,6% em abril, mostra Cielo
Feriados da Páscoa e Tiradentes contribuíram para o resultado, a primeira alta em 2025, segundo Carlos Alves, VP de Tecnologia e Negócios da Cielo

As vendas do varejo em abril cresceram 1,6%, descontada a inflação, em comparação com igual mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). É a primeira alta registrada em 2025.
Bens Não Duráveis foi o setor que impulsionou o resultado, com crescimento de 4,2%, puxado especialmente pelo segmento Varejo Alimentício Especializado.
Os setores Serviços e Bens Duráveis apresentaram retração de 2,3% e 1,9%, respectivamente. No primeiro caso, o segmento com a maior queda foi Autopeças e Serviços Automotivos. Já no segundo caso foi Óticas e Joalherias.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a recuperação do comércio em abril está relacionada com as celebrações da Páscoa e do feriado de Tiradentes.
“Um dos destaques do mês foi o segmento de Varejo Alimentício Especializado, aquecido pelas vendas em chocolaterias e bombonieres. Nesse caso, houve um efeito de calendário que beneficiou o desempenho do varejo em abril uma vez que no ano passado a Páscoa caiu em março”, diz Alves.
Outro destaque possivelmente impulsionado pela proximidade dos feriados foi o setor de Turismo e Transporte, segundo o executivo.