Vendas do varejo caem 0,4% em fevereiro, mostra Cielo
Um dia útil a menos e efeitos inflacionários podem ter prejudicado o resultado; foi o terceiro mês seguido de retração

Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado mostram que as vendas no varejo caíram 0,4% em fevereiro, descontada a inflação, em comparação com igual período do ano passado. Foi o terceiro mês seguido de queda.
O segmento de Bens Não Duráveis registrou queda de 1,4%, enquanto Livrarias, Papelarias e Afins apresentou a maior variação negativa. A diminuição das vendas em Supermercados e Hipermercados também prejudicou o resultado.
Nem mesmo o crescimento nos outros dois setores – Bens Duráveis e Serviços – foi suficiente para o comércio crescer em fevereiro. Em Bens Duráveis e Semiduráveis, o faturamento cresceu 1,6%, com destaque para o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos. Já em Serviços, a alta de 0,5% foi puxada principalmente por Turismo e Transporte.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, efeitos de calendário foram determinantes para o resultado do varejo.
“O mês de fevereiro teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto. O resultado só não foi mais negativo porque este ano o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, diz.
Segundo o executivo, efeitos inflacionários também podem ter impactado negativamente o consumo em alguns setores do comércio.