Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rússia está aberta para fornecer fertilizantes ao Brasil, diz embaixador

Garantia de abastecimento dos insumos, no entanto, vai depender de outros fatores, afirmou Alexey Labetskiy

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 abr 2022, 21h27 - Publicado em 5 abr 2022, 21h19

O embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, declarou nesta terça-feira que o país está “aberto” para fornecer fertilizantes ao agronegócio brasileiro — embora pondere que a garantia de abastecimento dos insumos vai depender de outros fatores.

Desde a invasão da Ucrânia, no final de fevereiro, a Rússia tem sofrido uma série de bloqueios e sanções econômicas que dificultam o escoamento das exportações e afetam diretamente as lavouras brasileiras.

Apenas no último ano, 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil vieram da Rússia e, embora haja estoque dos insumos, a safra que começa a ser plantada em outubro vem se aproximando — e poderá ser uma preocupação para os produtores.

“Nós estamos abertos para alargar a cooperação e fornecer os fertilizantes para o Brasil, participando na criação dos novos sistemas de logística, distribuição e elaboração dos fertilizantes”, disse o embaixador russo durante audiência no Senado, nesta terça.

Labetskiy não detalhou quais seriam os novos sistemas mencionados. Atualmente, estão em andamento negociações com a Rússia sobre a venda da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, o que aumentaria a oferta dos insumos.

Continua após a publicidade

O embaixador fez duras críticas às sanções comerciais impostas à Rússia — as quais classificou como “ilegítimas” — e respondeu a questionamentos de senadores sobre a insegurança referente a transações financeiras, principalmente com os bancos russos excluídos do Swift, o sistema financeiro internacional.

“As sanções impostas a bancos russos para utilização do sistema têm criado incertezas nas transações comerciais com empresas sediadas na Rússia. Já existe alguma dificuldade referente a transações, principalmente no que diz respeito aos contratos de compra e venda de fertilizantes”, questionou o senador Zequinha Marinho (PL-PA), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Em resposta, o embaixador afirmou apenas que o bloqueio irá levar à criação de “novas modalidades de cooperação”. “O principal fator que me convence que isto vai acontecer é o fato real que o mundo é globalizado. Nas novas condições, isso poderá permitir não só alargar a cooperação, mas garantir a base para a segurança alimentar dos nossos países”, disse Labetskiy.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.