Perfume ficou quase 20% mais caro no Dia das Mães, diz pesquisa
Levantamento comparou data deste ano com a de 2021; valor médio saltou de R$ 357,59 para R$ 424,80

Quem foi às compras neste Dia das Mães pode ter levado um susto: os perfumes, itens tão comuns para a data, ficaram em média 18,79% mais caros na comparação com 2021. É o que aponta um levantamento recém-divulgado pela Precifica, empresa especializada em soluções de precificação. Foram analisados cerca de 700 produtos nos principais e-commerces.
O valor médio saiu de 357,59 reais para 424,80 reais. Percentual alto, diz a sondagem, mas coerente com a alta inflacionária registrada pelo IBGE. O IPCA acumula alta de 12,03% nos últimos doze meses.
Na análise item por item, o perfume que apresentou maior alta de preço saltou de 315 reais para 544,90 reais, ou seja, um aumento de 72,98%. Na sequência, aparecem perfumes com altas de 69,52% e 66,67%, respectivamente.
Ricardo Ramos, CEO da Precifica, reforça a necessidade do e-commerce investir em soluções de precificação para se tornar competitivo.
“De forma manual é praticamente impossível concorrer. Como saber os preços praticados por outras lojas em datas tão relevantes, por exemplo? Qual o percentual de desconto oferecido sem risco de perder margem? Como analisar todas as variáveis a tempo de não perder a data? Há uma resposta para todos os questionamentos: automação. A implantação de soluções baseadas em tecnologia e inteligência são a única forma de não ficar para trás”, diz o executivo.