O que o Brasil oferece a investidores estrangeiros, segundo Lula
O petista discursou durante um evento que anunciou investimentos da Novo Nordisk, a fabricante do Ozempic, na ordem de R$ 6,4 bi

O presidente Lula afirmou, na manhã desta segunda-feira, que há uma lista de motivos pelos quais as empresas investem e empreendem no Brasil. Segundo o petista, o país oferece previsibilidade e estabilidade em diversos campos, o que favorece a chegada de novas companhias ao solo nacional.
“E quando uma fábrica dessas (Novo Nordisk) vem para cá, é importante vocês terem em conta que nós oferecemos, para os investimentos aqui no Brasil, primeiro: estabilidade política. As pessoas saberem o que é que vai acontecer neste país, exercício da democracia. A segunda coisa que nós oferecemos é estabilidade jurídica. As pessoas não podem ser pegas de surpresa com mudança toda hora. A terceira coisa que nós tivemos que oferecer é estabilidade econômica. As pessoas têm que ter certeza de que o governo não vai tomar medidas na calada da noite para surpreender as pessoas. A terceira (sic) coisa é estabilidade social. As pessoas têm que saber que todo mundo está vivendo em um clima de paz e que não vai ter confusão neste país. E a quarta coisa que nós temos que fazer é previsibilidade”, destacou.
A declaração foi dada durante um evento que marcou o anúncio de investimentos da Novo Nordisk, a fabricante do Ozempic, em Montes Claros (MG). O aporte é estimado em cerca de 6,4 bilhões de reais e será aplicado na expansão da companhia na região.
Além da estabilidade social e a previsibilidade sobre o mercado, Lula citou que o SUS é um grande cliente do setor farmacêutico.
“Esse senhor (Lars Fruergaard Jørgensen, CEO da Novo Nordisk) que veio fazer investimento de 6,4 bilhões de reais acredita que esse país tem todas essas condições para fazer isso. E além disso, esse país é o único com mais de 100 milhões de habitantes que tem uma coisa chamada SUS, que é o mais importante programa de saúde que tem um país do mundo. E é o maior comprador de remédio. Então, é por isso que eles estão aqui”, afirmou.
Segundo o Planalto, a empresa farmacêutica dinamarquesa produz cerca de 50% da insulina do mundo e é importante fornecedora para o SUS. E, neste momento, gera 2.650 empregos diretos e indiretos em Montes Claros.