ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Movimento no varejo avança em outubro devido ao Dia das Crianças

O fluxo de visitação, que havia desacelerado em setembro, voltou a crescer, com destaque para as lojas de rua

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 nov 2024, 17h30

Impulsionado pelo Dia das Crianças, o mês de outubro registrou um crescimento de 3% no movimento de pessoas no varejo, tanto em lojas físicas quanto em shopping centers, na comparação com 2023. Os dados foram divulgados pela HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Também houve aumento no faturamento do varejo. Nacionalmente, o setor teve um crescimento de 6%, impulsionado principalmente por Norte e Nordeste, que apresentaram um aumento expressivo de 12% e 10%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, esse desempenho reflete também a variação positiva no ticket médio geral, que teve aumento de aproximadamente 5%.

Em relação aos setores, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o maior destaque, com crescimento de 51% no fluxo de visitação, consolidando-se como líder entre os setores.

Já em termos de faturamento, o setor “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, apesar de ter apresentado queda de 5% no fluxo no período, obteve um aumento de 12%. Enquanto isso, “Móveis e Eletrodomésticos”, que vinha sofrendo quedas expressivas nos últimos meses, registrou a maior alta do mês entre os segmentos, com 15% a mais de receita em relação a outubro de 2023.

Sócia da HiPartners, Flávia Pini destacou a importância da sazonalidade para o impulsionamento do varejo. Ela ponderou, contudo, sobre o desafio que isso também representa em termos de disputa de mercado.

“O desempenho positivo em outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, evidencia o potencial do varejo em datas sazonais. No entanto, o verdadeiro desafio para os varejistas é manter essa performance ao longo do ano. Isso só é possível com o cumprimento de uma agenda robusta de tecnologia, que permita personalizar experiências, otimizar operações e atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado e exigente. A tecnologia não apenas potencializa vendas em momentos de pico, mas também sustenta o crescimento fora desses períodos, garantindo relevância e competitividade contínuas”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.