ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Movimento no varejo avança em outubro devido ao Dia das Crianças

O fluxo de visitação, que havia desacelerado em setembro, voltou a crescer, com destaque para as lojas de rua

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 nov 2024, 17h30

Impulsionado pelo Dia das Crianças, o mês de outubro registrou um crescimento de 3% no movimento de pessoas no varejo, tanto em lojas físicas quanto em shopping centers, na comparação com 2023. Os dados foram divulgados pela HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Também houve aumento no faturamento do varejo. Nacionalmente, o setor teve um crescimento de 6%, impulsionado principalmente por Norte e Nordeste, que apresentaram um aumento expressivo de 12% e 10%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, esse desempenho reflete também a variação positiva no ticket médio geral, que teve aumento de aproximadamente 5%.

Em relação aos setores, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o maior destaque, com crescimento de 51% no fluxo de visitação, consolidando-se como líder entre os setores.

Já em termos de faturamento, o setor “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, apesar de ter apresentado queda de 5% no fluxo no período, obteve um aumento de 12%. Enquanto isso, “Móveis e Eletrodomésticos”, que vinha sofrendo quedas expressivas nos últimos meses, registrou a maior alta do mês entre os segmentos, com 15% a mais de receita em relação a outubro de 2023.

Sócia da HiPartners, Flávia Pini destacou a importância da sazonalidade para o impulsionamento do varejo. Ela ponderou, contudo, sobre o desafio que isso também representa em termos de disputa de mercado.

“O desempenho positivo em outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, evidencia o potencial do varejo em datas sazonais. No entanto, o verdadeiro desafio para os varejistas é manter essa performance ao longo do ano. Isso só é possível com o cumprimento de uma agenda robusta de tecnologia, que permita personalizar experiências, otimizar operações e atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado e exigente. A tecnologia não apenas potencializa vendas em momentos de pico, mas também sustenta o crescimento fora desses períodos, garantindo relevância e competitividade contínuas”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.