Lula diz que reservas em dólar dão ‘tranquilidade’ contra tarifas de Trump
Na última quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciou um pacote de tarifas que taxa em 10% produtos importados do Brasil

O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode falar o que quiser, pois o Brasil está “seguro”. Segundo o petista, o país tem uma reserva de 350 bilhões de dólares, o que dá tranquilidade, sobretudo, ao ministro Fernando Haddad, da Fazenda.
“E foi assim que nós fizemos esse país crescer. Só para vocês terem uma ideia, o Brasil que não tinha dinheiro para pagar as suas importações, o Brasil que devia 30 bilhões de dólares para o FMI, o Brasil que não tinha nenhuma reserva internacional, o Brasil que há muito tempo não conseguia crescer… esse país começou a crescer. Nós pagamos a dívida externa brasileira em 30 bilhões de dólares. Nós pela primeira vez fizemos uma reserva de 370 bilhões de dólares, o que segura esse país até hoje contra qualquer crise. Qualquer crise. Mesmo o presidente Trump falando o que ele quer falar, o Brasil está seguro porque nós temos um colchão de 350 bilhões de dólares que dá ao Brasil e ao Fernando Haddad uma certa tranquilidade”, disse.
A declaração foi dada há pouco, durante um evento que anunciou novos investimentos da empresa Mercado Livre, no Centro de Logística da companhia, em Cajamar (SP).
Na última quarta-feira, Donald Trump anunciou um pacote de tarifas sobre produtos importados de mais de 150 países. Pela medida, o Brasil será taxado em 10%.
No dia seguinte ao anúncio, Lula declarou que o Brasil tomará “todas as medidas cabíveis” contra o “tarifaço” dos norte-americanos, guiando-se, entre outros prontos, pela Lei da Reciprocidade Econômica aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional.