ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Empresas faturam mais, porém, lucram menos do que antes da pandemia

Cenário está presente em levantamento da CNI com o Instituto FSB Pesquisa feito com executivos de 509 empresas industriais

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 nov 2020, 08h31

Embora estejam faturando mais do que antes da pandemia, as grandes indústrias brasileiras perderam lucratividade desde março — quando o coronavírus chegou de vez no Brasil. É o que mostra um recorte exclusivo de pesquisa da CNI com o Instituto FSB Pesquisa.

De acordo com o levantamento, 63% das grandes empresas já registram um faturamento maior do que em fevereiro, antes da covid-19. O percentual despenca para 48% e 52% nas indústrias de pequeno e médio porte, respectivamente.

Quando o foco é o lucro, no entanto, o quadro se inverte. Apenas 19% das grandes empresas conseguiram aumentá-lo na comparação com fevereiro. Os percentuais registrados pelas pequenas e médias são maiores: 26% e 36%.

A explicação para esse descompasso entre faturamento e lucro está, segundo a CNI, no aumento generalizado nos custos de produção — como insumos, matéria-prima e energia.

A pesquisa da CNI junto ao Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, entre 23 de outubro e 12 de novembro de 2020, executivos de 509 empresas industriais. A margem de erro no total da amostra é de 4,3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.