Com alta da inflação, cresce preferência de brasileiros por atacarejos
Preços mais atrativos fizeram com que grandes redes ficassem à frente até de tradicionais concorrentes de peso, como hipermercados

Com a alta da inflação — que fechou o ano de 2021 em 10% –, os brasileiros têm se virado como podem, mudando hábitos até na hora de fazer compras.
Pesquisa divulgada pela ‘Gente’, plataforma de insights e estudos da Globo, mostra que o atacarejo foi o canal de vendas que mais cresceu entre abril e outubro do ano passado na comparação com os mesmos meses de 2020 — ficando na frente até de concorrentes de peso, como super e hipermercados.
No período avaliado, as grandes redes que combinam características tanto do atacado quanto do varejo tiveram crescimento médio mensal de vendas de 7,4%, seguido por supermercados (4,98%), mercados de vizinhança (4,57%) e hipermercados (2,84%).
De acordo com a sondagem, o que mais atraiu os consumidores ao atacarejo foram os melhores preços (62%), variedade (41%) e ofertas (38%).
Entre as bandeiras mais citadas pelos entrevistados, aparecem Atacadão (41%), Assaí (39%), Fort (4%), Roldão (3%) e Max (3%).
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.