Brasil exportou US$ 11 bilhões em produtos agropecuários em janeiro
Segunda maior marca da série histórica reflete alta nas cotações internacionais de commodities
O Brasil exportou, somente em janeiro deste ano, 11 bilhões de dólares em produtos agropecuários, o segundo maior valor da série histórica para o período. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apesar da redução das exportações de soja, milho e do complexo sucroalcooleiro, a valorização de algumas commodities, como café, celulose, carnes, suco de laranja e cacau, contribuiu para os resultados do mês, com aumento de 5,3% no índice geral de preços.
Além disso, seis setores superaram a marca de 1 bilhão de dólares em exportações no mês. São eles o de carnes (18,9%), produtos florestais (13,8%), café (13,2%), complexo soja (10,1%), complexo sucroalcooleiro (10,0%) e cereais, farinhas e preparações (9,1%).
Entre outros fatores ligados ao resultado apontados pelo Mapa, está a abertura de 24 novos mercados no exterior. Se destacaram entre eles o Paquistão, que registrou um aumento de 166,3% de compras de produtos agropecuários brasileiros, seguido por Turquia (122,7%) e Bangladesh (85,1%).
A União Europeia também registrou aumento de 39,5% em compras, somando 1,89 bilhão de dólares. Principal parceira comercial do Brasil, a China ampliou suas compras de celulose em 53,3% e de fumo em 36,7%.
Em março, o presidente Lula pretende visitar Japão e Vietnã com expectativa de alcançar novas oportunidades para o agronegócio brasileiro, sobretudo em relação às frutas nacionais.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







