Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro diz que não dará reajuste a servidores neste ano: ‘Lamento’

O presidente prometeu aumento salarial e reestruturação de carreiras para o ano que vem

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jun 2022, 18h01 - Publicado em 7 jun 2022, 13h52

Após prometer a reestruturação da carreira dos agentes da PF e da PRF e depois acenar com um reajuste linear de 5% para todos os servidores federais, que custariam 7 bilhões de reais, o presidente Jair Bolsonaro praticamente enterrou a ideia durante uma entrevista nesta terça ao SBT.

“Lamento, pelo que tudo indica, não será possível dar nenhum reajuste para o servidor no corrente ano, mas já está na legislação nova, comandada pelo parlamento, a LOA [Lei Orçamentária Anual], etc., de que para o ano que vem teremos reajustes e reestruturações”, declarou Bolsonaro ao programa Perspectivas, com Débora Bergamasco.

O presidente justificou a dificuldade em cumprir a própria promessa dizendo que, se o governo der 5% de reajuste linear, algumas categorias pedem reestruturação, e as outras não admitem ficar de fora.

“Não tem recursos para tal”, declarou.

Continua após a publicidade

Para fazer o corte de despesas necessário para aumentar os salários, Bolsonaro disse então que precisaria demitir 20.000 pessoas do Ministério da Infraestrutura e as obras em andamento iriam parar, o que atrapalharia o funcionamento do Brasil.

O presidente queixou-se, ainda, da limitação do teto de gastos e afirmou que não pode ignorar a responsabilidade fiscal.

“Fui o primeiro presidente que pegou o teto de gastos. Lá atrás, você podia aumentar servidor, criar, passar pra 800 reais o Auxílio Brasil, Bolsa Família, sem problema nenhum. Eu, mesmo com restrições, fiz algo que no passado não ousaram fazer”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.